A TAP vai expandir a operação no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA) no início o próximo ano, com a abertura de uma nova rota para Maceió (três frequências semanais a partir de Lisboa), Montreal (seis frequências semanais a partir de Lisboa) e Ponta Delgada-Boston (cinco frequências semanais), anunciou esta terça-feira a empresa.
"A TAP continua a apostar fortemente nas Américas e volta a expandir a sua rede de destinos transatlânticos, com o lançamento de três novas rotas: Maceió, no Brasil; Montreal, no Canadá; e Ponta Delgada-Boston, nos Estados Unidos, com início já no próximo ano. As três novas ligações da companhia reforçam a tendência de forte crescimento da atividade no mercado brasileiro e do Atlântico Norte", avança a companhia em comunicado.
"Das rotas existentes para o mercado brasileiro, esta é a primeira vez em cinco anos que a TAP anuncia uma nova rota", sublinha a empresa em comunicado. Para esta operação a TAP irá usar os A321LR, que são aviões mais ecológicos e menos dispensiosos. O uso de novos equipamentos "permitem à TAP aumentar também as frequências para as cidades de Natal e de Belém, crescendo de três para cinco voos por semana para cada um dos destinos e explorar um novo mercado no Brasil", afirma a companhia aérea. Com o reforço da rede no Brasil em 2020, a TAP passa a operar neste mercado um total de 92 frequências semanais, mais 15 do que em 2015.
A TAP salienta que a inauguração das linhas de Lisboa-Montreal e de Ponta Delgada-Boston "evidenciam a concretização de um dos caminhos estratégicos traçados desde o início do processo de transformação da TAP: a conquista do Atlântico Norte". Com a inauguração destas novas rotas, a TAP passa de três rotas, em 2015, para 11, com destino à América do Norte, o mesmo número que o Brasil. "Este é mais um passo importante no plano de diversificação e expansão da rede da Companhia, que reforça a sua exposição a novos e menos voláteis mercados”, afirma o presidente da TAP Antonoaldo Neves.
A transportadora aérea portuguesa frisa ainda que vai operar no próximo ano 82 frequências semanais no mercado norte-americano, o que representa um aumento significativo da oferta em comparação com 2015, ano em que operava apenas 16 frequências semanais. Em Portugal, a TAP irá aumentar o número de ligações entre Lisboa e Ponta Delgada, passando de quatro para cinco diárias.
Prejuízos de €111 milhões nos primeiros nove meses
Entretanto, a TAP anunciou na segunda-feira que nos primeiros nove meses deste ano acumulou um prejuízo de 111 milhões de euros, um resultado que atribui a “variações cambiais sem impacto na tesouraria”.
Excluindo esta variação cambial, o lucro líquido consolidado do grupo TAP, no terceiro trimestre de 2019, foi de 61 milhões de euros positivos, compensando em mais 50% o prejuízo gerado no primeiro semestre de 2019”, explicou a companhia. A TAP registou quase 120 milhões de euros em prejuízos nos primeiros seis meses do ano.