Economia

Paula Amorim e Claude Berda concluem compra da Herdade da Comporta

A histórica propriedade do Grupo Espírito Santo passou para as mãos da Amorim Luxury e da Vanguard Properties, após um processo de venda que levou mais de um ano

Escritura de compra da Comporta foi feita esta quinta-feira, com a presença de Paula Amorim e Claude Berda
D.R.

A empresária Paula Amorim e o magnata francês Claude Berda concluíram esta quinta-feira a operação de compra da Herdade da Comporta, com a formalização da aquisição à Gesfimo dos ativos que faziam parte do fundo da Herdade da Comporta, e que somam uma área de 1380 hectares.

A escritura foi assinada nos escritórios da Deloitte, marcando o ponto final de um processo que se arrastou mais de um ano, após em agosto de 2018 a Gesfimo ter avançado com um concurso para a venda dos ativos que faziam parte do património do Grupo Espírito Santo (GES).

A aquisição dos dois ativos imobiliários de referência da Herdade da Comporta, denominados Comporta Dunes e Comporta Links, foi levada a cabo pela Amorim Luxury (de Paula Amorim) e pela Vanguard Properties (empresa imobiliária de Claude Berda que já tem vários investimentos em Portugal). A compra à Gesfimo foi feita por 157,5 milhões de euros.

O negócio foi assessorado juridicamente pelo escritório de André Luiz Gomes, bem como pela Morais Leitão, CMS Rui Pena e Arnaut e pbbr (esta última atuando em representação da Gesfimo). Entre as entidades igualmente envolvidas na operação estiveram a KPMG, Cushman & Wakefield, S+A Green Lab e JLM&A.

A Amorim Luxury e a Vanguard pretendem desenvolver na Comporta um conjunto de empreendimentos que implicarão investimentos totais em torno de 1,5 mil milhões de euros.