Foi ao tomarem consciência da quantidade de alunos daltónicos no Instituto dos Pupilos do Exército que cinco alunos do 11.º ano se aperceberam da dimensão do daltonismo em Portugal – cerca de 500 mil homens e 27 mil mulheres no país sofrem desta perturbação da perceção visual. E decidiram avançar com uma ferramenta que ajudasse a simplificar o seu dia a dia.
Foi assim que os alunos do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos tiveram a ideia de desenvolver a Color You, uma aplicação para ajudar à inclusão de pessoas que sofrem de daltonismo, suportando-as na perceção e identificação das cores.
A ferramenta valeu-lhes o primeiro prémio da Apps for Good (ao nível do ensino secundário), a competição nacional de aplicações criadas por jovens, desenvolvida pela organização não governamental CDI Portugal, cuja final decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Recorrendo à aplicação desenvolvida por Rafael Costa, João Mesquita, Diogo Gonçalves, Ricardo Jesus e Nuno Alves, é possível apontar o telemóvel para uma peça de roupa ou outro objeto, fotografá-lo e saber imediatamente a sua cor.
“A ideia foi criar uma aplicação que pudesse ajudar estas pessoas a identificarem as cores – por exemplo, a escolher o que vestir ou quando vão às compras”, explica ao Expresso a professora Patrícia Dinis que, juntamente com João Cortez, orientou os alunos dos Pupilos do Exército.
“Estivemos no Social Innovative Conference onde conhecemos o ColorADD, o alfabeto universal para daltónicos criado pelo Miguel Neiva”, acrescenta a docente, referindo-se ao evento que decorreu em 2017 na Gulbenkian. Decidiram incluir este alfabeto internacional na aplicação e tornaram-no o ponto de partida para o seu desenvolvimento.
Mas aquilo que começou como uma ferramenta para simplificar o dia a dia de pessoas daltónicas, acabou por alargar o seu público-alvo.
O Color You permite ainda, a partir de uma fotografia, identificar os seus valores de RGB (Vermelho, Verde e Azul), CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) e hexadecimal, podendo ser utilizado para apoiar o trabalho de outras pessoas, como web designers. Disponibiliza ainda informações úteis sobre os vários tipos de daltonismo, testes de despiste e um conjunto de curiosidades relacionadas com a forma como os daltónicos veem e interagem com o mundo.
Atualmente em fase de desenvolvimento, a Color You já tem um protótipo a funcionar, disponível para Android. Mas a ideia é chegar também ao sistema operativo da Apple, adianta Patrícia Dinis.
Depois da vitória em Portugal, segue-se a competição internacional. Os cinco alunos dos Pupilos do Exército rumam assim a Londres, onde vão representar Portugal na competição que quer sensibilizar alunos e professores para a utilização da tecnologia em prol da resolução de problemas sociais.