Economia

Portugal é um 'paraíso' para os imigrantes endinheirados

Reportagem do Financial Times descreve Portugal como um destino de eleição para os imigrantes ricos, sobretudo os que fogem de países com elevadas taxas de criminalidade, como o Brasil, e para aqueles que procuram um país onde não são palpáveis cisões provocadas por movimentos populistas, nacionalistas e anti-imigrantes

“Numa era de crescentes tensões e desacordos políticos, o clima de paz social percecionado no país [Portugal] é visto com uma vantagem competitiva, a par com o ambiente favorável para negócios, uma força de trabalho especializada e uma qualidade de vida atrativa”, diz um artigo publicado pelo Financial Times (FT), com base na opinião de analistas e de estrangeiros seduzidos por Lisboa, ouvidos para a reportagem.

O artigo abre com o caso de um imigrante brasileiro, homem de negócios, que se cansou do clima de insegurança e crime de São Paulo e rumou até Portugal. O FT frisa que a taxa de crimes em Portugal é a mais baixa da União Europeia e um fator de atração importante de “dezenas de milhares de imigrantes vindo do Brasil, que tem uma das mais latas taxas de homicídios do mundo”.

A estes brasileiros que estão a desembarcar em Lisboa, junta-se a “um crescente número de investidores, de todo o mundo, seduzidos por Portugal”, fruto de uma atitude aberta e tolerante face aos estrangeiros numa sociedade onde não são palpáveis cisões provocadas por movimentos populistas, nacionalistas e anti-imigrantes.

O FT refere ainda o Regime para Residentes Não Habituais e de vistos dourados como outras fontes de captação de investidores estrangeiros.