Lee Iacocca, que foi presidente da Ford na década de 1970, e que se notabilizou pelo lançamento do mítico modelo Ford Mustang, morreu esta terça-feira, aos 94 anos, na sua casa na Califórnia, vítima de complicações ligadas à doença de Parkinson.
O antigo gestor apresentou ao mercado o Ford Mustang em 1964, e em apenas um ano o novo modelo bateu o recorde de vendas nos Estados Unidos da América, colocando no mercado mais de 400 mil unidades. E em dois anos a Ford fabricou mais de um milhão de unidades do Mustang.
É um dos mais bem sucedidos modelos da Ford e continua a ser produzido. A sexta geração do Mustang foi lançada no final de 2013 e começou a ser vendida no ano seguinte, tendo em 2017 sido objeto de uma nova versão.
Em 1970 Lee Iacocca subiu a presidente da Ford, mas foi despedido por Henry Ford Jr. oito anos mais tarde, sem que o dono da fabricante de automóveis esclarecesse publicamente os motivos da saída.
Quatro meses após abandonar a Ford, o gestor norte-americano foi trabalhar para a Chrysler, salvando-a da falência. Liderou esta fabricante até 1992, quando se afastou do mundo da gestão.
Filho de imigrantes italianos, Lee Iacocca foi casado três vezes e teve dois filhos. Desde 1984 que tinha uma fundação com o seu nome.