Já há data: os deputados propuseram a data de 18 de junho para a nova audição a Vítor Constâncio no âmbito da segunda comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos. O antigo governador do Banco de Portugal já aceitou o agendamento, segundo informação confirmada pelo Expresso.
Será assim na próxima terça-feira que os deputados que compõem o inquérito parlamentar poderão questionar novamente Constâncio sobre o seu papel no financiamento a José Berardo, que pôde utilizar a conta corrente aberta junto da CGD, até 350 milhões de euros, para reforçar a sua posição no BCP para perto de 10%, depois da autorização do Banco de Portugal, no verão de 2007.
A segunda audição presencial foi motivada pela discrepância entre as afirmações de Constâncio na inquirição que ocorreu em março e os documentos divulgados pelo jornal "Público", que mostram que o Banco de Portugal, por si liderado, foi informado do financiamento obtido por Berardo na CGD com a garantia associada a ser o conjunto de ações do BCP. Uma polémica resumida aqui.
Constâncio já esteve neste inquérito parlamentar, mas aí acabou por afirmar que era impossível saber, em antecipação, as operações de financiamentos concedidos pelos bancos – e nem é esse, defende, o papel da supervisão bancária.
Já na primeira comissão de inquérito à gestão do banco público, quando ainda era vice-presidente do Banco Central Europeu, Constâncio respondeu por escrito – então a viver em Frankfurt, mostrou indisponibilidade em fazê-lo presencialmente. O supervisor "não tem conhecimento antecipado dessas decisões nem as pode mandar anular ou reverter”, disse nessa altura. Algo que continua a dizer dois anos depois.
Esta semana, depois das audições a Vieira Monteiro e Filipe Pinhal esta terça-feira, haverá ainda uma audição a Armando Vara na próxima sexta-feira, dia 14. O antigo administrador requereu que não tivesse de estar presente, mas os deputados rejeitaram. Vai mesmo ter de estar presente. Os trabalhos da comissão foram prolongados e vão estender-se até à segunda metade do mês de julho.