A Sonae Sierra Brasil chegou a acordo para a fusão com os brasileiros da Aliansce Shopping Centers, uma operação que permitirá criar o maior operador de centros comerciais do país.
O controlo da companhia combinada será dividido por quatro acionistas principais: CPPIB (Canada Pension Plan Investment Board), Renato Rique, OFO (Grupo Otto) e Sonae Sierra SGPS. O jornal "Globo" diz que a participação dos acionistas da Aliansce será de 67,9%, enquanto a Sonae Sierra Brasil fica com de 32,1%.
O universo sob gestão junta 1,4 milhões de m2 de área bruta locável e um total de 40 centros comerciais.
A entidade combinada "estará bem posicionada para aproveitar as características atrativas do mercado e capturar as sinergias estimadas", refere a informação enviada à CMVM sobre esta operação..
"Esta transação está alinhada com a estratégia de gestão ativa de portefólio da Sonae, reforçando a sua posição de liderança no setor de centros comerciais e fortalecendo a sua presença internacional", conclui o comunicado.
Fernando Guedes Oliveira, também em comunicado sobre a operação concretizada na quinta-feira à noite, comenta que a transação "representa um marco importante na execução da estratégia da Sonae Sierra SGPS, nomeadamente no seu percurso de crescimento internacional e de diversificação do estilo de investimento" e prova a capacidade da empresa para "formar parcerias de valor acrescentado com reconhecidos investidores internacionais”.
O acordo está agora pendente da aprovação das respetivas assembleias gerais e das condições precedentes habituais, incluindo a aprovação da Autoridade da Concorrência do Brasil (CADE), e esperamos que esteja concluída antes do final do ano.
Com mais de mil trabalhadores e 42 centros comerciais detidos ou codetidos, a que corresponde um valor de mercado de €7 mil milhões, a gestão de 98 centros comerciais que juntam 4300 lojistas e mais de mil trabalhadores, a Sonae Sierra tem vários investimentos em curso em diferentes países, com destaque para os 151 milhões de euros previstos para o Centro Colombo, em Lisboa, na construção de um novo edifício de escritórios, com 33 mil m2, e na expansão da área comercial, com um novo piso e mais 10.500 m2.
No Brasil, a Sierra tem no seu portfolio nove centros comerciais.