A venda da CGD em Espanha está bem encaminhada. Segundo o jornal espanhol Cinco Dias os três candidatos selecionados pelo Governo português (Abanca, Cajamar e o fundo Cerberus) para a segunda fase do concurso apresentaram propostas vinculativas.
O processo de venda da Caixa em Espanha foi anunciado em março, aprovada em junho pelo conselho de ministro que deu luz verde ao processo.
O Cinco Dias refere que a instituição melhor posicionada é o Abanca (comprou a operação do Deutesche Bank em Portugal). Quer o Abanca quer o Cajamar querem crescer por via de aquisições e esta é uma oportunidade, adianta o jornal espanhol, sublinhando que o o banco da Caixa tem fundos próprios que ascendem a €514 milhões.
Segundo fontes financeiras citadas pelo Cinco Dias as ofertas dos três interessados estão abaixo dos €500 milhões. Em causa está a compra de 99,79% da filial espanhola.
O preço oferecido é um dos critérios de seleção na fase posterior de negociação embora o governo português dê preferência aos compradores que garantam a continuidade de relacionamento com a comunidade portuguesa residente ou com ligações a Portugal.