Economia

Aeroporto de Lisboa comemora 75 anos e ainda está a crescer

Na altura em que celebra o 75.º aniversário, o aeroporto Humberto Delgado ultrapassou a sua capacidade instalada. Confrontado com perspetivas de fortes restrições ao crescimento em 2018 e 2019, precisa com urgência do apoio da pista do Montijo

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O aeroporto de Lisboa, na Portela, batizado com o nome do General Humberto Delgado, comemora os 75 anos de atividade numa altura em que o tráfego registado nos 12 meses terminados a 30 de setembro atingiu os 25,76 milhões de passageiros, mais 19,8% que nos 12 meses anteriores, de acordo com dados da Vinci Airports, detentora da concessionária dos aeroportos portugueses ANA.

Este tráfego de passageiros excede a capacidade instalada natural do aeroporto, segundo a informação técnica relativa a esta infraestrutura, que aponta para um intervalo máximo desejável entre 22 e 23 milhões de passageiros. Acima deste nível, a infraestrutura fica saturada.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, o presidente da Vinci Airports, Nicolas Notebaert, e o presidente da Comissão Executiva da ANA, Carlos Lacerda, comemoram a efeméride esta manhã, às 11h30, na zona das chegadas da Portela.

Mas várias fontes do sector aeroportuário consideram inevitável que o aeroporto Humberto Delgado sofra o constrangimento imposto pelas suas limitações ao crescimento do número de voos operados. Nos 12 meses que terminaram a 30 de setembro, o aeroporto de Lisboa registou 193.699 movimentos de aviões, mais 11,5% do que em igual período anterior, segundo dados da Vinci Airports.

O Humberto Delgado precisa, com urgência, de ter em funcionamento complementar a pista da base aérea do Montijo para receber voos civis. Para isso, também precisa de contar com um novo sistema de tráfego aéreo para que a NAV - Navegação Aérea possa gerir o acréscimo de tráfego que será canalizado para a futura pista do Montijo.

Fontes da NAV explicaram ao Expresso que o atual sistema de controlo de tráfego aéreo não acomoda aumentos de movimentos de aviões, tendo atingido a saturação a nível nacional, pois regista todos os dias, no espaço aéreo português mais de 1700 voos que cruzam o céu nacional. Este sistema está obsoleto, não pode ser aumentado e em 2017 já registou quatro falhas técnicas, que foram reportadas ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, segundo informações da NAV.

Os responsáveis das companhias aéreas tal como os controladores aéreos da NAV alteraram para o facto de não ser possível operar a pista do Montijo em complemento com o tráfego do Aeroporto Humberto Delgado até a NAV ter um novo sistema de controlo de tráfego aéreo operacional e isso demorará, pelo menos, cerca de dois anos e meio para ter um novo sistema operacional testado, referem as fontes da NAV.

Neste sentido, a nova pista do aeroporto do Montijo nunca poderá ser utilizada para voos comerciais antes do verão de 2020, o que constituirá um "forte travão" ao crescimento do aeroporto Humberto Delgado, segundo as mesmas fontes. Sem as atuais limitações ao crescimento do tráfego, a Portela teria possibilidade de crescer para 35 milhões de passageiros até 2020, segundo previsões do sector.