às práticas globais de gestão de capital humano de cada organização participante, independentemente do seu modelo de negócio. É uma iniciativa que decorreu entre setembro de 2010 e janeiro de 2011.indiscutíveis quando falamos de gestão de pessoas e do seu contributo para o sucesso das organizações.
OS PASSOS:
A Accenture solicitou aos colaboradores de cada empresa participante que espondessem a um questionário totalmente confidencial (em papel ou on-line), através do qual expressaram a sua opinião relativamente à organização, num total de aproximadamente 80 questões agrupadas em seis dimensões. Medimos com isto não só o nível de atisfação atual, mas também o nível de envolvimento dos colaboradores face à empresa, aferindo o seu Grau de Compromisso através de questões específicas que permitiam medir a forma positiva como cada colaborador fala sobre a organização a outras pessoas, o tempo que considera permanecer na empresa e a dedicação e energia aplicada a favor da organização.O resultado das respostas a este questionário teve o maior peso na nota final da empresa, uma vez verificada a sua representatividade estatística.
Aos responsáveis pelo estudo em cada empresa participante foi ainda solicitada informação detalhada sobre as práticas de gestão de capital humano desenvolvidas e/ou implementadas nas respetivas organizações. Estas práticas foram avaliadas pela Accenture comparativamente com as boas práticas verificadas, pela sua experiência, em organizações consideradas de alto desempenho, sendo valorizado o grau de alcance das mesmas e a sua aplicabilidade consistente na organização, independentemente
dos tipos de vínculos contratuais existentes entre os colaboradores e a empresa, e do modelo de negócio seguido.
O resultado destas duas análises foi posteriormente verificado in loco, com uma visita à empresa de jornalistas da redação Exame/Expresso, para a elaboração das reportagens, que auscultaram os colaboradores.
Todas as organizações cuja nota global nestas três componentes de análise resultou numa classificação superior a 60%, considerada como zona de satisfação positiva pela investigação nesta matéria, foram eleitas como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal.
Todas as empresas participantes que não atingiram os padrões mínimos exigidos, não se classificando assim como uma das METP, não serão alvo de divulgação, sendo garantida total confidencialidade sobre a sua participação.
OS PARTICIPANTES
Participaram nesta iniciativa empresas de várias dimensões, sectores de atividade, naturezas jurídicas, origens e com uma dispersão geográfica que cobre todo o território nacional.No grupo das METP 2011 encontramos o seguinte perfil:
- 70% são PME e 30% são grandes empresas, considerando o critério "número de colaboradores";
- Representação de 15 sectores de atividade, considerando o critério
- 16% de empresas de cariz industrial e 84% de serviços;
- 93% são entidades privadas;
- Empresas com sede maioritariamente na região de Grande Lisboa (73%), 21% na região Norte e as restantes encontram-se distribuídas por outras regiões do país, incluindo as ilhas. A taxa de resposta média das empresas classificadas (média das taxas de resposta das 100 METP, tendo em conta o número de colaboradores que responderam ao questionário em cada organização), situou-se nos 78%.
O CONTRIBUTO DO ESTUDO
A iniciativa METP não se trata de uma simples competição, mas de um incentivo ao alto desempenho nas organizações. A todas as empresas participantes independentemente de serem publicadas como melhores empresas para trabalhar ou não) será entregue um relatório com uma análise detalhada dos resultados consolidados
obtidos no questionário respondido pelos colaboradores. O relatório procura apresentar os resultados de modo a que as empresas consigam efetuar o benchmark mais adequado à sua situação. Nos tempos que correm e na era da necessidade de retenção de talentos, as informações apresentadas neste relatório tornam-se cruciais para as organizações.
Estudos indicam que empresas com ambiente de trabalho positivo resistem mais e têm maior e melhor capacidade de resposta face às dificuldades.
Estar no ranking das METP é um reconhecimento justo para as empresas que têm práticas adaptadas, funcionais e inspiradoras dirigidas às suas pessoas. Este é um desafio difícil para as organizações, independentemente da sua dimensão ou modelo
de negócio, e quem consegue receber o reconhecimento por parte dos colaboradores deve ser distinguido. Sabemos que todas as empresas têm pontos a melhorar. Porém, o nosso objetivo é contribuir para divulgar o que de bom se faz já no nosso país.
Bilhete de identidade:
Retrato da consultora parceira da EXAME neste estudo
A Accenture é uma organização global de serviços de consultoria de gestão, tecnologias de informação e outsourcing, com cerca de 211 mil profissionais, com clientes em mais de 120 países. Através da combinação da experiência com o conhecimento dos vários sectores de atividade e funções de negócio, e uma pesquisa sobre as empresas
mais bem-sucedidas do mundo, a Accenture tem como objetivo ajudar os seus clientes a tornarem-se organizações de alto desempenho. A empresa gerou receitas no valor de 21,6 mil milhões de dólares, no exercício terminado em 31 de agosto de 2010.