ARQUIVO Desaparecimento de Madeleine McCann

Maddie: Jornais britânicos revelam imagens que dizem ter sido arquivadas pela polícia portuguesa

Entre as alegadas pistas estão testemunhos de avistamentos de Madeleine McCann em Portugal, França e Espanha que, segundo os jornais britânicos, não terão sido consideradas fiáveis pela polícia. Clique para visitar o dossiê desaparecimento Madeleine McCann.

Uma imagem de videovigilância obtida na Nova Zelândia, com uma menina parecida com Madeleine McCann, foi hoje publicada por vários jornais britânicos como fazendo parte de um conjunto de pistas que a polícia portuguesa nunca terá investigado.  

Clique para aceder ao índice do dossiê DESAPARECIMENTO DE MADELEINE McCANN

Vários jornais, entre os quais "The Sun" e "Daily Mail", referem que as autoridades portuguesas possuem um arquivo de mais de duas mil páginas com informação recolhida desde o arquivamento da investigação, a julho de 2008. Entre as alegadas pistas estão testemunhos de avistamentos em Portugal, França e Espanha que, segundo os jornais, não terão sido consideradas fiáveis pela polícia.  

A existência da informação foi dada a conhecer durante o julgamento sobre a suspensão do livro de Gonçalo Amaral, ex-inspector da Polícia Judiciária, mas só agora foi tornada pública. 

Na altura, os pais de Madeleine McCann pediram a realização de uma revisão de todas as pistas disponíveis, lamentando que muitos dados credíveis estivessem a ser arquivados sem serem devidamente investigados.

Kate e Gerry McCann estão "chocados"

Hoje, o porta-voz do casal, Clarence Mitchell, disse que Kate e Gerry McCann estão "chocados e aborrecidos" por as potenciais pistas só serem dadas a conhecer agora, cerca de 18 meses depois do arquivamento do processo, e que aparentemente a polícia não tenha feito nada para as seguir. 

"É muito frustrante que a fotografia que os jornais mostram hoje date de dezembro de 2007", lamentou, em declarações à agência Lusa. 

Mitchell adianta que parte da informação foi providenciada pelos detetives privados contratados pelos McCann, mas que outra parte era desconhecida da investigação que dois ex-polícias britânicos estão a levar a cabo. "Todas as informações agora reveladas serão devidamente investigadas", promete.  

Madeleine McCann desapareceu a 3 de maio de 2007, poucos dias antes de completar quatro anos, de um apartamento na Praia da Luz, no Algarve, onde passava férias com a família. Desde então, os pais mantêm uma campanha para tentar encontrar a filha, cuja investigação em Portugal foi encerrada por falta de provas.  

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

O Expresso apoia e vai adoptar o novo Acordo Ortográfico. Do nosso ponto de vista, as novas normas não afectam - antes contribuem - para a clarificação da língua portuguesa.

Por outro lado, não consideramos a ideia de que a ortografia afecta a fonética, mas sim o contrário. O facto de a partir de 1911 a palavra phleugma se passar a escrever fleugma e, já depois, fleuma não trouxe alterações ao modo como é pronunciada. Assim como pharmacia ou philosophia.

O facto de a agência Lusa adoptar o Acordo Ortográfico, enquanto o Expresso, por razões técnicas (correctores e programas informáticos de edição) ainda não o fez, leva a que neste sítio na Internet coexistam as ortografias pré-acordo e pós-acordo.

Pedimos, pois, a compreensão dos nossos leitores.