Ao anunciar que pretende as autoridades portuguesas reabram a investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann a 3 de maio de 2007, no Algarve, por ter indícios de que pode estar viva, a polícia inglesa distribuiu também um retrato que representará a criança hoje, com 9 anos de idade.
A imagem, segundo o comunicado emitido hoje pela Scotland Yard, foi elaborada "em estreita colaboração com a família" McCann e é divulgada agora por se estar a aproximar o dia 12 de maio, em que Maddie completaria o seu nono aniversário.
A simulação foi criada por Teri Blythe, especialista em manipulação de imagens com objectivo de mostrar como uma pessoa poderá evoluir na idade ou como será a sua aparência caso ganhe ou perca peso.
A artista forense, que integra a equipa de emergência Blakes Emergency Services Ltd para catástrofes, é consultora da Comissão Internacional da Cruz Vermelha e muitas vezes chamada para ajudar em investigações do NPIA (National Policing Improvement Agency).
A divulgação da foto é acompanhada por um apelo da polícia: "Se sabe onde Madeleine McCann se encontra, tem novas informações ou provas sobre o que aconteceu, entre em contato connosco, por favor".
E a Scotland Yard faz ainda um apelo mais direto a todos quantos estariam na Praia da Luz, entre 28 de abril e 3 de maio de 2007: "Se esteve de férias ou a habitar no resort durante este período, especialmente na vizinhança do Ocean Club, e ainda não falou com a polícia, aqui ou em Portugal, contacte-nos para o telefone 0800 0961011 se se encontrar no Reino Unido. Se estiver fora, ligue 44 2071580 126. Se não quiser falar diretamente com a polícia, contacte Crimestoppers, através do 0800 555 111".
Polícia inglesa diz ter novas provas
O "ressuscitar" do caso "Maddie McCann" - encerrado em 2008 - resulta de uma reanálise à investigação iniciada em maio do ano passado pelo comissário Paul Stephenson e entretanto entregue a uma equipa dos Homicídios liderada pelo inspetor-chefe Andy Redwood, que já se deslocou várias vezes a Portugal para trocar impressões com a Polícia Judiciária, e afirma ter "material novo".
"Começámos esta reanálise com a mente completamente aberta, colocando Madeleine McCann no coração de tudo o que fazemos. Estamos a trabalhar com base em duas possibilidades: uma é que Madeleine ainda está viva, outra é que ela, infelizmente, morreu", disse hoje Andy Redwood, citado no comunicado.
A equipa policial, formada ainda pelo superintendente-chefe Hamish Campbell, o comandante Simon Foy e mais três dezenas de detetives, está a "passar a pente fino" 40 mil pistas que equivalem a 100 mil páginas de informações resultantes da investigação da Policia Judiciária, inquirições das autoridades inglesas e investigações de detectives privados.
Os detetives ingleses apuraram, até ao momento, 195 hipóteses de investigação que apontam para a possibilidade da filha de Kate e Gerry McCann estar viva.
O objetivo da Scotland Ward é apresentar às autoridades portuguesas, que têm a primazia nesta investigação, o material suficiente que justifique a reabertura do caso do desaparecimento da criança inglesa em maio de 2007, de um apartamento do Ocean Club, no Algarve.