O novo aeroporto de Lisboa vai ser construído na zona do Campo de Tiro de Alcochete, devendo ficar pronto entre 2013 e 2014. A decisão foi anunciada pelo Governo esta quinta-feira, dia 10, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros.
A opção por Alcochete em detrimento da Ota fica a dever-se às conclusões do estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em que quatro dos sete factores de análise retidos pelo laboratório são claramente favoráveis ao Campo de Tiro.Sócrates enfatizou porém que o estudo do LNEC diz que ambas as localizações eram viáveis e sustentáveis. Porém, o LNEC aponta com vantagens da localização em Alcochete: a segurança, operacionalidade, flexibilidade e um menor peso financeiro
Decisão preliminar
O primeiro-ministro disse ainda que a opção por Alcochete é preliminar porque a decisão carece ainda, à luz da legislação comunitária, de uma Avaliação Estratégica Ambiental. "O estudo do LNEC via servir de base a essa Avaliação Estratégica Ambiental", salientou Sócrates.
Quanto à terceira travessia do Tejo entre Chelas e o Barreiro, o primeiro-ministro confirmou que além do comboio a futura ponte terá também uma componente rodoviária.