ARQUIVO Novo Aeroporto

Sócrates anuncia aeroporto em Alcochete

O novo aeroporto será construído em Alcochete e a terceira travessia do Tejo entre Chelas e Barreiro combinará comboios com automóveis.

Helder C. Martins e Maria Luiza Rolim

O novo aeroporto de Lisboa vai ser construído na zona do Campo de Tiro de Alcochete, devendo ficar pronto entre 2013 e 2014. A decisão foi anunciada pelo Governo esta quinta-feira, dia 10, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros.

A opção por Alcochete em detrimento da Ota fica a dever-se às conclusões do estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em que quatro dos sete factores de análise retidos pelo laboratório são claramente favoráveis ao Campo de Tiro.

Sócrates enfatizou porém que o estudo do LNEC diz que ambas as localizações eram viáveis e sustentáveis. Porém, o LNEC aponta com vantagens da localização em Alcochete: a segurança, operacionalidade, flexibilidade e um menor peso financeiro

Decisão preliminar

O primeiro-ministro disse ainda que a opção por Alcochete é preliminar porque a decisão carece ainda, à luz da legislação comunitária, de uma Avaliação Estratégica Ambiental. "O estudo do LNEC via servir de base a essa Avaliação Estratégica Ambiental", salientou Sócrates.

Quanto à terceira travessia do Tejo entre Chelas e o Barreiro, o primeiro-ministro confirmou que além do comboio a futura ponte terá também uma componente rodoviária.