As empresas Hok International Limited, Arup, BMM e Aviation Solutions vão formar o consórcio seleccionado para consultor técnico do novo aeroporto de Lisboa, ficando responsável pelo planeamento e concepção aeroportuária, anunciou segunda-feira a NAER - Novo Aeroporto, S.A..
Em comunicado, a NAER, entidade responsável pelo projecto do novo aeroporto, informa que o consultor técnico "vai definir o Plano Director [do novo aeroporto], onde estão incluídos requisitos operacionais do novo aeroporto, desde os acessos à orientação das pistas".
A NAER anunciou igualmente mais duas adjudicações para o novo aeroporto, que será construído no Campo de Tiro de Alcochete.
O "Estudo de viabilidade das ligações futuras ao novo aeroporto dos sistemas de redes de serviços e análise das soluções de acessibilidade terrestre", será feito pela empresa portuguesa M.Moura Consultores Associados.
A NAER está a trabalhar em conjunto com a RAVE - Rede Ferroviária de Alta Velocidade, a REFER, responsável pela rede ferroviária convencional) e com a Estradas de Portugal (EP). O novo aeroporto será servido pelo TGV (comboio de alta velocidade) e por uma via rápida.
Os trabalhos de prospecção hidrogeográfica, que se inserem na caracterização do local do novo aeroporto, foram adjudicados ao consórcio composto pelas empresas M. Moura - Consultores Associados, Visa Consultores de Engenharia aplicada e Engenharia do Ambiente e Geoárea - Consultores de Geotecnia e Ambiente.
As principais conclusões dos trabalhos de caracterização do Campo de Tiro de Alcochete deverão estar prontas no final do primeiro trimestre de 2009, de modo a que a construção do novo aeroporto arranque em 2011, prevendo-se a conclusão das obras em cinco ou seis anos, de acordo com a NAER.