ARQUIVO Homem na Lua

Vá à Lua com o Google

Já não é preciso saber pilotar uma nave espacial para ir à Lua. A partir de hoje basta instalar o Google Earth 5.0 para seguir os passos de Neil Amstrong. (Veja o vídeo no final do artigo)
Imagens panorâmicas em alta resolução permitem ver a Lua tal como os astronautas

No dia em que passam 40 anos sobre a chegada do homem à Lua, a Google coloca o satélite natural da Terra à distância de um clique.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ Homem na Lua

Basta instalar o Google Earth 5.0, se é que ainda não instalou, e na barra de ferramentas mudar do modo Terra para Lua, para poder acender a um atlas interactivo 3D e passear na superfície do satélite natural da Terra guiado virtualmente por astronautas como Buzz Aldrin (Apollo 11) e Jack Schmitt (Apollo 17) através de imagens panorâmicas em alta resolução, em tudo semelhantes à do "Street View".

"Tal como há 40 anos dois seres humanos caminharam sobre a superfície lunar, a partir de hoje, é possível a qualquer pessoa seguir os seus passos", afirmou o gestor do Google Moon, Michael Weiss-Malik. "Milhões de pessoas em todo o mundo poderão, pela primeira vez, ver uma apresentação interactiva em 3D das missões Apollo", acrescentou.

Com efeito, para além das imagens de satélite, o Google Moon permite ainda ver vídeos inéditos da Spacecraft films e saber mais sobre os locais que os astronautas visitaram nas suas viagens à Lua; explorar imagens de satélite sobrepostas de zonas lunares, seleccionadas pela Universidade de Estado do Arizona incluindo descrições detalhadas; viajar no tempo acompanhando as missões Apollo.

Esta ferramenta resulta do acordo estabelecido em Novembro de 2006 entre a Google e a Nasa, a Agência Espacial Norte-americana, no âmbito do qual já tinham sido disponibilizadas imagens 3D de Marte para os utilizadores da versão 5.0 do Google Earth bem como uma primeira versão do Google Moon, lançado há pouco mais de um ano, e que pouco mais era do que um mapa fotográfico da região equatorial, indicando as localizações das alunagens das missões Apollo.