"Os anos de Cambridge: a herança de Darwin" é o tema da conferência que John Parker, o conhecido professor de Citogenética das Plantas e director do Jardim Botânico da Universidade de Cambridge (onde Darwin estudou) dá hoje na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, às 18 horas.
Esta é a segunda conferência internacional de um ciclo de oito conferências organizadas pela Fundação Gulbenkian até 24 de Maio, no âmbito das comemorações dos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos da publicação do seu livro "A Origem das Espécies através da Selecção Natural".
Parker é também curador do University Herbarium de Cambridge, que foi fundado em 1761 e possui uma colecção internacionalmente famosa com cerca de um milhão de plantas e 50 mil espécies de todo o mundo, dissecadas e classificada, onde se incluem as plantas recolhidas por Darwin na sua viagem de circum-navegação de cinco anos a bordo do "Beagle".
Em 2005 foi co-autor de um artigo publicado na revista científica "Nature" que explicava como um herbário ajudou a criar os fundamentos do pensamento evolucionista.