Exclusivo

Cultura

Díptico de Paula Rego vai hoje pela primeira vez a leilão. O Expresso conta a sua história

O díptico “Avestruzes Bailarinas do filme ‘Fantasia’ de Walt Disney”, de 1995, vai esta sexta-feira pela primeira vez a leilão, em Londres, e a Christie’s espera que venha a estabelecer um novo recorde para a artista. O Expresso mergulhou na história de uma obra que revela o fascínio de Paula Rego pelas histórias de Walt Disney

PAULA REGO (1935-2022). Dancing Ostriches from Walt Disney's 'Fantasia' (1995), pastel em papel colado sobre alumínio, díptico.
CHRISTIE’S IMAGES LIMITED 2023

Filha de um cineasta amador, dono do primeiro cinema privado de Lisboa, desde cedo que Paula Rego viajava através das histórias que os filmes que visionava com a avó lhe contavam. As animações de Walt Disney, em particular, transportavam-na para outros mundos, onde o encantamento, o mistério, o prazer e o medo coabitavam.

“Eu adorava a Disney”, afirmava, em 2016, a artista portuguesa à BBC. “Ia com a minha avó ao cinema de todas as vezes que [os filmes] eram exibidos. Gostava da ‘Branca de Neve’ e do ‘Dumbo’. ‘Fantasia’ estava cheio de diferentes histórias. Lembro-me de ver o ‘Bambi’, toda a gente chorava, mesmo os crescidos.”