Com seis nomeações, entre as quais a de Melhor Filme e de Melhor Realização, “Parasitas”, de Bong Joon-ho, é o improvável filme asiático metido na contenda entre os pesos pesados que já se esperavam - “Joker”, com onze nomeações lidera, logo seguido, todos com dez, por “The Irishman”, de Martin Scorsese, “Era uma Vez... em Hollywood”, de Quentin Tarantino e “1917” de Sam Mendes.
O cinema coreano chega a Hollywood com estrondo, tanto mais que assegura nomeações em todas as categorias que definem o cinema enquanto arte autónoma: realização, argumento e montagem. É bom ver a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reconhecer um dos grandes filmes de 2019 - o melhor na minha particular opinião - dando um empurrão a que mais gente acorra a vê-lo em sala (em Lisboa ainda está em exibição...)
Em sala, digo bem, porque uma parte importante dos nomeados deste ano - “The Irishman”, “Marriage Story”, de Noah Baumbach e “The Two Popes”, de Fernando Meirelles - só podem, em Portugal, ser vistos em ‘streaming’, o que é deveras lamentável. O filme de Meirelles garantiu presença dos dois atores centrais nas nomeações - Anthony Hopkins na categoria de secundários, Jonathan Pryce na dos atores principais
Scarlett Johansson, estupenda em “Marriage Story” por onde está nomeada como atriz principal, consegue a proeza de estar também nomeada como secundária (por “Jojo Rabbit”) - repetindo o que os BAFTA tinham feito há poucos dias.
A Netflix reforça substancialmente a sua presença nos Óscares, correspondendo ao investimento que tem vindo a efetuar. Veremos se conseguirá fazer o mesmo quanto aos prémios ou se ficará pelas nomeações. Não é certo que o conjunto da indústria olhe com benevolência para esta plataforma ávida de conteúdos a ponto de combater o mercado tradicional do cinema. Saberemos no dia 9 de Fevereiro, quando as estatuetas douradas forem entregues.
Fora o inusitado caso de “Parasitas” - nunca um filme asiático chegou tão alto nas nomeações para os Óscares - não há surpresas na lista que a Academia divulgou ao princípio da tarde. Tudo aconteceu dentro do que parecia expectável. Quase todos os nomes que vinham a ser falados como ‘oscarizáveis’ compareceram, incluindo Renée Zellweger que tanto se esforçou, em “Judy”, para lá chegar.
A única gritante ausência é, no campo da animação, “Frozen II - O Reino do Gelo” que não aparece na lista final de candidatos e se ficou pela canção. Será caso para dizer que as crianças que adoram a princesa Elsa vão ficar desoladas?
Lista completa das nomeações
MELHOR FILME
- Ford V Ferrari
- The Irishman
- Jojo Rabbit
- Joker
- Little Women
- Marriage Story
- 1917
- Once Upon a Time in Hollywood
- Parasite
MELHOR REALIZAÇÃO
- Martin Scorsese, “The Irishman”
- Todd Philips, “Joker”
- Sam Mendes, “1917”
- Quentin Tarantino, “Once Upon a Time...in Hollywood”
- Bong Joon Ho, “Parasite”
MELHOR ATRIZ
- Cynthia Erivo, “Harriet”
- Scarlett Johansson, “Marriage Story”
- Saorise Ronan,“Little Women”
- Charlize Theron,“Bombshell”
- Renee Zellweger, “Judy”
MELHOR ATOR
- Antonio Banderas, “Pain and Glory”
- Leonardo DiCaprio,“Once Upon a Time in Hollywood”
- Adam Driver, “Marriage Story”
- Joaquin Phoenix,“Joker”
- Jonathan Pryce, “The Two Popes”
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA
- Kathy Bates, “Richard Jewell”
- Laura Dern, “Marriage Story”
- Scarlett Johansson, “Jojo Rabbit”
- Florence Pugh, “Little Women”
- Margot Robbie, (“Bombshell”
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
- Tom Hanks, “A Beautiful Day in the Neighborhood”
- Anthony Hopkins, “The Two Popes”
- Al Pacino, “The Irishman”
- Joe Pesci, “The Irishman”
- Bradd Pitt, “Once Upon a Time in Hollywood”
MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
- Knives Out
- Marriage Story
- 1917
- Once Upon a Time in Hollywood
- Parasite
MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
- Jojo Rabbit
- The Irishman
- Joker
- Little Women
- The Two Popes
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
- Corpus Christi (Polónia)
- Honeyland (República da Macedónia do Norte)
- Les Misérables (França)
- Pain and Glory (Espanha), Pedro Almodóvar
- Those Who Remained (Hungria)
- Parasite (Coreia do Sul), Bong Joon Ho
MELHOR DOCUMENTÁRIO
- American Factory
- The Cave
- The Edge of Democracy
- For Sama
- Honeyland
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
- How to Train Your Dragon: The Hidden World
- I Lost My Body
- Klaus
- Missing Link
- Toy Story 4
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL
- In the Absence
- Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)
- Life Overtakes Me
- St. Louis Superman
- Walk Run Cha-Cha
MELHOR CURTA-METRAGEM
- Brotherhood
- Nefta Football Club
- The Neighbors’ Window
- Saria
- A Sister
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
- Dcera (Daughter)
- Hair Love
- Kitbull
- Memorable
- Sister
MELHOR FOTOGRAFIA
- The Irishman
- Joker
- The Lighthouse
- 1917
- Once Upon a Time in Hollywood
MELHOR PRODUÇÃO ARTÍSTICA
- The Irishman
- Jojo Rabbit
- 1917
- Once Upon a Time in Hollywood
- Parasite
MELHOR MONTAGEM
- Ford vs. Ferrari
- The Irishman
- Jojo Rabbit
- Joker
- Parasite
MELHOR CARACTERIZAÇÃO
- Bombshell
- Joker
- Judy
- Maleficent: Mistress of Evil
- 1917
MELHOR GUARDA-ROUPA
- The Irishman
- Jojo Rabbit
- Joker
- Little Women
- Once Upon a Time in Hollywood
MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL
- Joker
- Little Women
- Marriage Story
- 1917
- Star Wars: The Rise of Skywalker
MELHOR CANÇÃO
- I Can’t Let You Throw Yourself Away, “Toy Story 4”
- (I’m Gonna) Love Me Again, “Rocketman”
- I’m Standing With You, “Breakthrough”
- Into The Unknown, “Frozen II”
- Stand Up, “Harriet”
MELHOR MONTAGEM DE SOM
- Ford v Ferrari
- Joker
- 1917
- Once Upon a Time in Hollywood
- Star Wars: The Rise of Skywalker
MELHOR MISTURA DE SOM
- Ad Astra
- Ford vs. Ferrari
- Joker
- 1917
- Once Upon a Time in Hollywood
MELHORES EFEITOS VISUAIS
- Avengers: Endgame
- The Irishman
- The Lion King
- 1917
- Star Wars: The Rise of Skywalker
A cerimónia dos Óscares acontecerá a 9 de fevereiro em Los Angeles, Califórnia, e não terá um apresentador anfitrião, repetindo-se o que aconteceu em 2019.
A 92ª edição do evento será transmitida em direto, a partir das 01h00, nos canais FOX e FOX Movies. Na FOX os espectadores têm a possibilidade de assistir à gala na íntegra, com comentários em português. No FOX Movies será emitida a versão original, sem locução ou tradução.