Vinhos

Champanhe? Em Portugal as vitórias celebram-se com espumante

Seja festejar uma conquista ou suportar a derrota, um bom espumante português é sempre uma excelente opção, garantem os especialistas.

Foto: Bairrada

Tal como as propostas políticas, também os espumantes não são todos iguais. Ainda antes de optar por uma das sugestões de Agostinho Peixoto, proprietário da Espumanteria, a única loja especializada em espumantes do país, situada em Braga, decifre as várias categorias dos espumantes portugueses.

Normal: composto por vinho de reserva e de anos diferentes.

Millésime: feito a partir de um só ano, cuja colheita é muito especial, para preservar precisamente essa particularidade.

Rosé: elaborado com uvas tintas, submetidas: à prensagem direta, por forma a extrair a cor que pretende; à maceração curta, entre o mosto e as películas; ou ao corte (assemblage), que consiste na mistura de vinhos tintos e brancos, muito comum na feitura de espumantes.

Blanc de Blancs: feito exclusivamente a partir de castas brancas.

Blanc de Noirs: produzido apenas a partir de variedades de uvas tintas, não tendo estas sido submetidas a maceração (contacto entre as películas e o mosto).

Monocru: obtido a partir de variedades de uva provenientes de uma única sub-região.

(Foto: Rui Duarte Silva)

Descobrir o mundo maravilhoso dos espumantes portugueses

“Portugal tem qualidades únicas para produzir grandes vinhos espumantes alicerçado em diversos terroirs e oferece uma vasta panóplia de sabores que variam com as castas, o local de produção, a sapiência do viticultor/produtor e a criatividade do enólogo”, esclarece Agostinho Peixoto. O proprietário da Espumanteria Portuguesa garante apreciar “um bom espumante português seja qual for a casta e região de origem, mas o que me faz mesmo feliz é provar (e beber) espumantes portugueses de nível mundial elaborados com castas portuguesas”.  Desde 2015 a “evangelizar” Portugal para os espumantes através da única loja especializada em espumantes portugueses, Agostinho Peixoto escolhe seis produções que retratam “a minha admiração pelos espumantes e pelo trabalho destes enólogos”.

QM Velha Reserva
Enólogo: Jorge Sousa Pinto
Região: Vinhos Verdes

Vértice Gouveio
Enólogo: Celso Pereira
Região: Douro 

Murganheira Grande Reserva
Enólogo: Marta Lourenço
Região: Távora-Varosa 

Vinha dos Amores
Enólogo: Osvaldo Amado
Região: Dão 

Aliança Grande Reserva
Enólogo: Francisco Antunes
Região: Bairrada 

Hibernus Grande Cuvée Millesime
Enólogo: José Carvalheira
Região: Bairrada

Agostinho Peixoto

Este texto foi adaptado do Guia de Vinhos oferecido pelo Expresso, com produção Boa Cama Boa Mesa, sábado, dia 23 de outubro.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!