Um Destino e Tanto...

Entre Ovar e Torres Vedras, um roteiro pelas mais belas praias do Centro de Portugal

São 300 km de praias para explorar ao longo da costa Atlântica do Centro de Portugal. Entre os concelhos de Ovar e Torres Vedras, mergulhe num oceano de azul profundo, desfrute de banhos de sol em areais extensos, pratique atividades aquáticas, aprecie intensos sabores de mar e dedique-se à contemplação

Numa combinação perfeita entre bem-estar e lazer, as praias de mar da região Centro conjugam amplos areais dourados com águas com maior concentração de iodo, excelentes para a saúde. São um convite e, em simultâneo, um desafio que a região faz: partir à descoberta de 63 praias numa viagem que promete tornar este verão diferente e inesquecível. Ao sabor do estado de espírito, da inspiração, ou mesmo da proposta de cada praia, neste périplo tanto pode dedicar-se a relaxar no areal, tomar uma bebida fresca, comer um gelado, ou ler um livro, como partir à aventura e passear de barco, praticar canoagem, surf, kitesurf ou vela, aproveitando as atividades disponíveis nas Estações Náuticas do Centro de Portugal.

Farol e Praia da Barra

Ria de Aveiro: Reservas naturais e mergulhos refrescantes

Os primeiros mergulhos da região Centro de Portugal acontecem a norte da Ria de Aveiro, no concelho de Ovar, nas praias de Esmoriz, Cortegaça, Furadouro, São Pedro da Maceda e Torrão do Lameiro/Marretas. Um pouco mais a norte, descobrimos a Torreira, na zona da Murtosa, uma praia que, assim como todo o concelho e a região marinha envolvente, é marcadamente plana e servida por uma extensa rede de ciclovias, para explorar de bicicleta ou a pé. A praia da Torreira distingue-se pelos areais finos e de dimensão generosa, um atributo que a torna a preferida de muitos veraneantes. No limite da ria e aglomerado urbano da Torreira, surge a praia do Monte Branco, com cafetaria, águas calmas e vista panorâmica. Junto ao canal da Murtosa da Ria de Aveiro, a praia do Bico está integrada numa zona de grande biodiversidade e historicamente importante, onde outrora descarregam moliço, sal e materiais de construção. Mais para sul, encontra a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, a única praia do concelho de Aveiro: a praia de São Jacinto. Pesca, passeios pela reserva natural ou surf, são formas de desfrutar desta praia oceânica refrescante, de areal muito extenso. Por fim surge uma imagem emblemática, a dos palheiros, que deram lugar às casas pintadas com riscas coloridas da praia da Costa Nova. Aqui há desportos náuticos, mas também passeios bicicleta pela ciclovia e de bicicleta, nos passadiços. Visite o “mercado do peixe”, entre bancas exibindo os fresquíssimos peixes e mariscos servidos nos restaurantes locais.

Já em Ílhavo, na Praia da Barra, admire o mais alto farol de Portugal, com cerca de 62 metros de altura, construído há mais de um século. É praia que agrada pelo areal dourado a perder de vista, qualidade das águas e animação estival. Já em Vagos, a praia da Vagueira é polo de atração de adeptos do surf e bodyboard. Referência ainda para a praia do Areão, alguns quilómetros a sul da Vagueira, tranquila e protegida por um cordão dunar, e para a praia do Labrego, onde funcionam duas escolas de surf, um parque aquático para os mais pequenos, e um bar para se deixar ficar até ao pôr-do-sol.

Praia da Vagueira

Região de Coimbra: Arte xávega e desportos aquáticos

A Praia de Mira, única no mundo com bandeira azul desde 1987, e a familiar Praia da Tocha são duas praias na região de Coimbra, esta última zona balnear de excelência, onde percorrer o olhar pelas redes dos pescadores e barcos típicos da Arte Xávega, mas também praticar surf, bodyboard e paddle. Visite a poucos quilómetros a norte, a Praia do Palheirão, onde, de um lado, encontra o azul do mar, e, do outro, o verde da floresta.

O mar é o elo de ligação entre Cantanhede, Figueira da Foz e Mira, do qual fazem parte as praias como a de Mira, Tocha, Quiaios e Figueira da Foz. São várias as estradas que cruzam o pinhal ao longo da costa e que conduzem à Figueira da Foz, centro balnear onde abundam bares, esplanadas e restaurantes que atraem milhares de visitantes ao longo do ano. Já a Praia de Quiaios fascina pelo pano de fundo verdejante e montanhoso da Serra da Boa Viagem. Com forte ondulação é eleita para surf e bodyboard. Está na hora de uma aula de winsurf na Praia de Buarcos, desfrutando da onda direita mais longa da Europa. Nesta região, referência ainda para as praias de Cabedelo Sul, Cabo Mondego, Costa de Lavos, Cova Gaia-Hospital, Figueira da Foz-Relógio, Leirosa, Murtinheira e Tamargueira.

Pedrogão

Região de Leiria: Longos areais e uma Estrada Atlântica

Depois de cruzar o estuário do Mondego, segue em direção à Região de Leiria para descobrir a beleza paradisíaca da Praia do Osso da Baleia, no concelho de Pombal. O nome da praia, situada em plena Mata Nacional do Urso, tem origem no aparecimento de um esqueleto de baleia no areal. É, pelas condições naturais, protegida pelas dunas, uma praia muito querida das famílias, enamorados e mesmo amigos. Nas praias do Pedrógão, a de Norte e a do Sul, dão-se mergulhos e aproveita-se o iodo que oferecem, assim a oportunidade de praticar surf e paddle. A 8 km apenas está a Praia da Vieira e, por uma estrada que rasga o Pinhal de Leiria, a sul, atinge a marginal quase com os pés na areia, repleta de restaurantes e cafés. Depois de assistir às manobras da arte xávega, compre o peixe ainda a saltitar nas redes feitas à mão. A Praia da Vieira é tida como praia de pescadores. Daqui se diz ser o local onde se confeciona “o melhor arroz de marisco de Portugal”.

Continue até São Pedro de Moel, ao longo da Estrada Atlântica. Antes da Praia Velha, aproveite a vista e dedique-se à pesca no Penedo da Saudade, onde se ergue o farol. Uma prolongada passadeira de madeira permite passeios sem fim. Aprecie São Pedro de Moel, as arribas e os surfistas.

Surf no Oeste
www.plate.pt

Oeste: Surf e Reserva Natural

Comece a viagem por um local conhecido pelo Santuário: a Nazaré. Tem no bairro típico da vila, o Sítio, um miradouro da zona Oeste, em que o olhar se estende pelo horizonte, do extenso areal, aos nossos pés, até, em dias de boa visibilidade, toda costa de Peniche e Serra de Montejunto. No Sítio visite o museu etnográfico e o miradouro do Suberco. Junto ao Forte de S. Miguel Arcanjo observe as famosas “Ondas Gigantes da Nazaré” e o “Canhão da Nazaré”, desfiladeiro oceânico que atinge os quase 5.000 metros de profundidade e que dá a força às ondas. Em escassos minutos chega a S. Martinho do Porto, postal ilustrado do Oeste. Admire a vista a partir do miradouro do Cruzeiro. É uma praia protegida pela estreita abertura com o Atlântico, com boas condições para os desportos náuticos (vela, a canoagem e SUP) e que tem a tranquilidade necessária para dias bem passados em família. Nos restaurantes da marginal provam-se mariscos e pescados e o idolatrado pão de ló de Alfeizerão.

De São Martinho do Porto à Lagoa de Óbidos, na Foz do Arelho, o caminho é curto e percorre-se junto ao mar. A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar mais extenso de Portugal e um dos maiores da Europa em água salgada, onde estão disponíveis atividades para todos os gostos, desde vela, SUP, kitesurf, canoagem, ou observação de aves, sendo comum, a partir de setembro, encontrar flamingos. Sugere-se o aluguer de uma bateira, pequena embarcação característica dos pescadores da lagoa para se aproximar lentamente das aves.

Para águas revigorantes, escolha a Foz do Arelho no lado do mar. Na Praia do Baleal, no município de Peniche, cruzam-se surfistas no lado Norte, onde o mar é mais batido, e os aprendizes, no lado Sul. Há apoios de praia e escolas de surf. A pé, ou pela ciclovia, percorrem-se perto de seis quilómetros acompanhado das dunas até Peniche, referência de surf a nível mundial, das famosas ondas dos supertubos. Aproveite para conhecer a ilha das Berlengas, Reserva Natural e Biosfera UNESCO, melhor zona de mergulho do Centro de Portugal, já que o ecossistema marinho das ilhas Berlengas é um dos mais ricos das águas portuguesas, onde observa estrelas-do-mar, polvos, safias ou peixes-lua. Faça um trilho pedestre e um passeio de caiaque e tome um banho de mar nestas águas cristalinas.

Nas praias da Consolação, Areia Branca e Santa Cruz, pratique kitesurf e bodyboard. De Peniche até Santa Cruz e à Foz do Sizandro, a estrada é ladeada por campos agrícolas que dominam e contrastam com o azul do oceano. Ao longo do caminho sucedem-se os miradouros. Ao chegar à Praia Azul, caminha até à Foz do Lizandro para terminar este roteiro marcado pelos mares do Atlântico com um momento de quietude.

Saiba mais sobre as Praias do Centro de Portugal

São Martinho do Porto
Foto: Ana Alves - Turismo Centro de Portugal

Centro de Portugal... um destino e tanto é uma parceria Boa Cama Boa Mesa com o apoio do Turismo Centro de Portugal, que ao longo do ano dá a conhecer eventos, iniciativas e experiências de âmbito turístico e de lazer.

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”