Um Destino e Tanto...

Enoturismo no Centro de Portugal: um destino, cinco regiões de vinho

No Centro de Portugal, o vinho pode ser o melhor pretexto para descobrir o património histórico, cultural, paisagístico e gastronómico. Ao longo do território espalham-se cinco regiões vitivinícolas: Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo. Aproveite o São Martinho e prove o melhor da região Centro

Com um conjunto de vinhos reconhecidos e distinguidos internacionalmente, o Centro de Portugal oferece-lhe uma gama de oportunidades para degustar os néctares mais portugueses de Portugal. Perca-se em adegas antigas, deixe-se levar por aromas frutados, e viva ao ritmo das estações num hotel de charme rural da região. Aqui, é o vinho que o guia pelos caminhos da memória do Centro de Portugal. Quando as primeiras vinhas foram plantadas nesta região, ninguém poderia imaginar a forma como o vinho se enraizaria nas tradições e na cultura do Centro de Portugal. Aqui, onde tanto as paisagens como o clima são tão diversos, foram criadas as condições ideais para a produção de vinhos de excelente qualidade que combinam na perfeição com a gastronomia local.

Vinhos Beira Interior
Turismo Centro de Portugal

Viaje pela Região Vitivinícola da Beira Interior

Na Beira Interior, as vinhas brotam dos solos graníticos num clima agreste e robusto. A paisagem imponente das Serras da Estrela, Malcata e Marofa oferece as condições ideais para a produção de vinhos brancos frescos e vinhos tintos com aromas de especiarias e frutos silvestres. Comece por percorrer as aldeias históricas da região, passe por Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Marialva e Sortelha. Ali perto, já no concelho Belmonte, visite as caves da Quinta dos Termos e participe numa degustação dos vinhos ali produzidos, apreciando a envolvente da quinta, composta não só por vinhas, mas também por terras de cultivo de centeio e casas de quinteiro.

E, já que está nesta região, pode aproveitar para visitar o Solar do Vinho da Beira Interior, um museu num edifício magnífico, situado na histórica cidade da Guarda, simultaneamente, a sede da Rota do Vinho da Beira Interior, um welcome center para os amantes do enoturismo, onde pode conhecer os vinhos, mas também a região. Vá até Figueira de Castelo Rodrigo e aproveite para fazer provas de vinho na Adega Coorperativa de Castelo Rodrigo. Um excelente local de provas, onde pode conhecer o vinho Pinking, uma categoria de vinho “única no mundo”, que teve origem num trabalho de investigação de mestrado em Enologia. Aproveite ainda para conhecer a Adega 23, situada em Vila Velha do Ródão, no extremo sul da Beira, entre a Gardunha e o Rio Tejo. Da varanda, avista-se a Serra de Mamede. Aqui, confirme a perfeita harmonização entre contemporaneidade e tradição, e aproveite ainda para fazer provas de vinhos, piqueniques e workshops de iniciação à prova de vinhos.

Pinhel

Descubra a Região Vitivinícola do Dão

Nas terras do Dão, encontra outra das regiões vitivinícolas mais importantes do país: a do Dão. Alguns dos seus melhores vinhos são reconhecidos internacionalmente, havendo até quem lhe chame a Borgonha portuguesa, por se identificarem semelhanças com os famosos vinhos daquela região francesa. Para poder explorar a região como ela merece – com tempo para degustações e passeios sem pressa, fica a sugestão dos cinco roteiros organizados pela Rota dos Vinhos do Dão, todos com diversas propostas de adegas para visitar com provas de vinho e petiscos à mistura nos concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas, Tondela, Sátão, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, Mortágua, Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Arganil, Tábua, Gouveia, Seia, Oliveira do Hospital ou Carregal do Sal. Pelo meio, garanta que não deixa a região sem visitar o Solar do Vinho do Dão, em Viseu.

Se preferir pernoitar no local onde faz a prova, reserve um quarto na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo. Também a Quinta da Taboadella, onde se avista o sopé da Serra da Estrela, é um cenário prefeito para uma experiência de enoturismo que transporta o visitante pela história de uma quinta ligada ao vinho há mais de 15 séculos.

Vinhos do Dão
Turismo Centro de Portugal

Conheça a Região Vitivinícola da Bairrada

Ir à Região da Bairrada, e não experimentar um dos muitos espumantes de qualidade que por aqui são produzidos, é algo quase tão inconcebível como não provar o célebre leitão assado, imagem de marca da região. Os aromáticos vinhos brancos são também alguns dos mais afamados de Portugal. Visite a adega Campolargo e deguste aquele que já foi distinguido como o melhor vinho branco do mundo. Para descobrir a região, pode optar por um dos cinco percursos propostos pela Rota da Bairrada.

Mas seja qual for o caminho escolhido, não deixe de visitar o Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia. Já agora, aproveite para, ali bem perto, em Sangalhos, visitar o Aliança Underground Museum, o primeiro museu subterrâneo em Portugal a combinar arte com vinho. O Espaço Bairrada da Curia, a funcionar na antiga estação de comboios da estância termal com o mesmo nome, pede também uma passagem. Depois de tanto passeio, a proposta é relaxar na Quinta Vale do Cruz, uma unidade de enoturismo que conjuga alojamento com visitas guiadas, prova de vinhos, vindimas e até um museu.

Aguardente DOC da Lourinhã

Percorra a Região Vitivinícola de Lisboa

Comece a aventura pelo Oeste, uma das maiores regiões vinícolas do País, onde a Rota da Vinha e do Vinho do Oeste onde a variedade da paisagem e do clima, a torna numa das mais diversificadas e produtivas regiões vitivinícolas. Comece a explorar a região com uma visita ao Museu do Vinho de Alenquer. Aqui, para além da exposição sobre a evolução das técnicas e instrumentos relacionados com a arte de fazer vinho, pode ainda provar e adquirir a produção dos associados das Rotas dos Vinhos de Lisboa. Sugerimos que faça na mesma ocasião, uma viagem de aromas e sabores pela Rota da Vinha e do Vinho do Oeste podendo escolher um de três percursos: Circuito Quintas de Alenquer, Circuito Linhas de Torres ou Circuito de Óbidos

A Quinta do Sanguinhal, no Bombarral, é uma das paragens obrigatórias, e não deixe de provar a famosa aguardente da Lourinhã. Constitui a primeira e única região demarcada do país somente para a produção de Aguardentes Vínicas, sendo uma das três regiões no espaço europeu, em posição de igualdade com as célebres aguardentes francesas – Cognac e Armagnac. Saiba mais sobre a sua história com uma visita à Adega Cooperativa da Lourinhã.

Caminhe pela Região Vitivinícola do Tejo

Continuando pelo centro de Portugal, o que não falta é bom vinho para brindar. E tudo nos pode servir de pretexto, assim haja imaginação e alegria, que é algo que caracteriza quem, na região do Médio Tejo e Lezíria do Tejo, se dedica a produzir vinho. Numa área delimitada pela serra de Aires e Candeeiros encontramos outra região vitivinícola que recebe o nome do rio que a percorre e a cujos vinhos vale a pena prestar atenção: a Região Vitivinícola do Tejo.

A Quinta Casal da Coelheira, em Abrantes, surgiu na primeira metade do século XX, na forma de um ambicioso projeto, que é atualmente uma paixão familiar de três gerações, que cresce nas margens do rio Tejo, junto à Vila de Tramagal, e que se estende por uma área com cerca de 250 hectares. Estenda a sua visita à região e aproveite para pernoitar no Solar dos Loendros, uma quinta com experiências de Enoturismo.

Sugerimos ainda uma visita à Quinta S. João Baptista, em Torres Novas, uma casa do século XIX rodeada por jardins e próxima da Reserva Natural do Paúl de Boquilobo. Os seus vinhedos estendem-se por 110 hectares de solos calcários.

Centro de Portugal... um destino e tanto é uma parceria Boa Cama Boa Mesa com o Turismo Centro de Portugal.