As torres do castelo justificam o nome da cidade e do concelho. A fundação remonta a 1190, data da carta de foral atribuída pelo rei D. Sancho I e o desenvolvimento desta urbe fez-se a partir do imponente castelo, que é coração e símbolo de Torres Novas. Trata-se de uma imponente fortaleza de arquitetura militar medieval, classificada como Monumento Nacional desde de 1910. Circundado por uma muralha de onze torres e pela casa do alcaide (século XIV), o castelo guarda no interior do recinto amuralhado, um agradável jardim. O castelo pode ser visitado gratuitamente e oferece as melhores vistas para a cidade. A história desta fortaleza está também associada à nova Rota dos Templários, que percorre sete concelhos do Centro de Portugal. Ainda mais antigas são as ruínas romanas de Villa Cardilio, localizadas a cerca de 3 km de Torres Novas.
O Almonda e as grutas
A par do castelo, é o rio Almonda, afluente do Tejo, que marca a paisagem urbana de Torres Novas. Na verdade, além das agradáveis zonas ribeirinhas, o curso de água molda também o subsolo da cidade e da área envolvente. Para melhor perceber a extensa rede cársica existente compostas por diversas grutas, mas também envolvida nos mais variados mitos e lendas, sugere-se uma paragem na pequena povoação de Lapas, que guarda um segredo digno de ser visto. Por debaixo das casas pode conhecer um museu subterrâneo, rico em história geológica, as Grutas de Lapas. Com circuitos interpretativos com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência, as grutas ou catacumbas, estão abertas diariamente ao público. A entrada é livre. No âmbito da iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial”, que decorre até ao final de março, é possível conhecer, através de diversas atividade para famílias, o Núcleo Museológico da Central do Caldeirão, junto ao rio Almonda.
Serra, dinossáurios e um santuário de aves
Apesar de apenas uma pequena área do território concelhio estar incluída, Torres Novas pode ser uma porta para descobrir o Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros. É aqui que se encontra o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios, com extensos trilhos e pegadas do jurássico médio que remontam a 175 milhões de anos. Abrangendo parte dos concelho de Torres Novas e da Golegã, o Paul do Boquilobo é uma área protegida de grande relevo internacional na conservação de aves aquáticas. Autêntico santuário ornitológico de reconhecida importância internacional (foram observadas cerca de 220 espécies de aves) e integrada na rede mundial de Reservas da Bioesfera da UNESCO, a Reserva Natural do Paul do Boquilobo localiza-se na bacia hidrográfica do rio Almonda e alberga a mais importante colónia de garças em Portugal. Existem trilhos para percorrer a zona e áreas para a observação de aves.
Capital dos frutos secos
Realizando-se desde 1985 de forma ininterrupta, a Feira Nacional dos Frutos Secos, é um evento que, ano após ano, em outubro, dá fama a Torres Novas como “Capital dos Frutos Secos”. Com fortes raízes na tradição e na cultura torrejanas, os frutos secos podem ser apreciados em diversos locais e na própria gastronomia. Na região, destaca-se ainda o Figo Preto, um produto único e diferenciador. De portas abertas desde 2013, o restaurante Papa-Figos (Tel. 249405515), aposta numa cozinha baseada nos produtos e sabores da região. O Figo Preto, presença constante nas entradas, nos pratos principais e nas sobremesas, é o elemento agregador da ementa, onde a amêndoa não é esquecida. É nas duas salas do restaurante, com nomes alusivos aos famosos produtos, o Figo Preto e o Figo Pingo de Mel, que a tradição chega à mesa. Indicam os registos que são oito as variedades de figos que de maio a agosto florescem em Torres Novas. Com mais ou menos doce, são presença obrigatória neste restaurante, localizado na rua de São José.
Festival Gastronómico do Cabrito
O Município de Torres Novas promove de 22 a 31 de março, a 33.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito. As especialidades gastronómicas disponíveis vão desde o Cabrito assado no forno com batatas e grelos ao Cabrito na púcara, passando pelo Ensopado de cabrito, Cabrito no vinho e Cabrito à padeiro. Os frutos secos são presença obrigatória nas sobremesas dos 31 restaurantes do concelho que aderiram ao festival.
Onde dormir em Torres Novas
No centro da cidade encontra-se o Hotel Torres Novas, com 37 quartos e diversos serviços, como restaurante e Spa. Outra possibilidade, também na zona histórica, na praça 5 de Outubro, é o Hotel dos Cavaleiros, com 60 quartos, bar e restaurante. À saída da cidade, indicam-se a Casa dos Arrábidos, uma unidade de Turismo em Espaço Rural, instalada num antigo convento de frades Franciscanos Arrábidos, e atualmente com uma aposta também no turismo equestre. Ainda no concelho é referenciada a Casa Jasmim dos Poetas, reservada na totalidade e que usufrui da tranquilidade do ambiente rural.
Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio, que semanalmente, ao longo do ano de 2024 vai dar a conhecer os principais eventos gastronómicos, entre festivais, feiras e mostras, que promovem regiões, restaurantes e produtos locais.