Boa Cama Boa Mesa

"Restaurantes, Pratos e Produtos Regionais": este novo guia é uma saborosa viagem pela gastronomia portuguesa

Onde se come o melhor “Arroz de cabidela” ou a melhor “Feijoada de samos”? Que restaurantes ainda servem “Sarapatel” ou “Molhinhos de carneiro com grão”? Como se preparam o “Cabrito estonado” e o “Anho assado com arroz de forno? Qual a origem da receita de ”Chanfana" e da “Alcatra da Terceira”? Novo guia “Restaurantes, Pratos e Produtos Regionais” convida a viajar por Portugal ao encontro de 50 receitas regionais com mesa reservada nos melhores espaços típicos

Cozido barrosão
CM Montalegre

Do minhoto “Arroz de sarrabulho de Ponte de Lima”, ao transmontano “Butelo com casulas”, da outrora pobre “Feijoada de sames”, ao cosmopolita “Bacalhau à Brás”, dos raros “Molhinhos de Carneiro com grão”, à serrana “Galinha cerejada”, passando pela tradicional “Espetada regional com milho frito” ou pelas festivas “Sopas do Espírito Santo”, a cozinha tradicional está repleta de truques, segredos, histórias e, sobretudo, sugestões apetitosas para partir à descoberta de Portugal.

Entre pratos de aproveitamento, rotina em tempos de escassez, e a abundância de dias de festa, há uma cozinha de memórias para (com)provar ao longo de 260 páginas dedicadas aos mais típicos sabores locais: o novo guia essencial “Restaurantes, Pratos e Produtos Regionais”, editado pelo Boa Cama Boa Mesa, sugere 50 receitas que refletem a cultura e identidade particular de cada zona do país e são apenas aperitivo para uma viagem gastronómica por Portugal, à boleia de ingredientes típicos, modos de fazer e tradições locais cuja origem se perde no tempo.

Compre aqui o guia especial “Restaurantes, Pratos e Produtos Regionais”, uma viagem pela origem segredos, histórias e truques de 50 receitas típicas portuguesas ao longo de 260 páginas que destacam os melhores restaurantes para provar sabores e produtos tradicionais.

Guia Boa Cama Boa Mesa: "Restaurantes, Pratos e Produtos Regionais", nas bancas a partir de 8 de novembro

Cada prato, uma história, por vezes com várias versões, para descobrir pela voz de quem lhe conhece os segredos e pela mão dos guardiões da tradição: os melhores restaurantes tradicionais para apreciar cada prato, que preservam um legado passado de geração em geração. Sugerem-se cerca de 250 espaços para visitar, sentar-se à mesa e comprovar a autenticidade dos sabores regionais, partir à descoberta dos produtos locais ou “pôr a mão na massa”, em experiências que envolvem gastronomia e vinhos.

Dividido pelas sete regiões de turismo – Porto e Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Ribatejo, Algarve, Açores e Madeira, o novo guia “Restaurantes, Pratos e Produtos Regionais”, com a chancela Boa Cama Boa Mesa e apoio do Recheio, está à venda a partir de 8 de novembro (€15,90) em banca e/ou online AQUI (com desconto e oferta de portes para assinantes do Expresso).

Javali estufado no pote
Luís Mateus / O Javali

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram