Com a chegada do verão, começam a despontar das hortas entre vinhedos os exemplares carnudos desta variedade que conhece em agosto o ponto alto de produção. Numa região habituada a ter o vinho como protagonista quase exclusivo, o tomate coração de boi conhece cada vez maior protagonismo e as estrelas - os melhores tomates – vão ser eleitos no concurso que destaca o melhor fruto da produção de 2024.
Este ano, a Casa de Mateus, em Vila Real, acolhe Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro na sexta-feira, 23 de agosto, a partir das 14h30. Segue-se um jantar volante (€60) que é ponto de encontro entre produtores do Douro, visitantes e turistas, animado por uma mesa de sabores à volta do tomate e vinhos locais. A participação no jantar obriga a inscrição prévia pelo email: greengrape@greengrape.pt
No dia seguinte, 24 de agosto, decorre a Festa do Tomate À Capella, na Capela Barroca de Arroios, em Vila Real, a partir das 17h30, com entrada livre. Durante a iniciativa é possível petiscar, comprar tomate coração de boi e degustar vinhos do Douro.
Mas a IX edição do evento que tem dado cada vez mais protagonismo ao produto autóctone e atraído entusiastas do tomate ao Douro conta com várias novidades. Duas obras - Tomate Coração de Boi do Douro - A outra riqueza do vale mágico e Guia de Boas Práticas para a produção do TCBD e das Quintas produtoras, coordenadas pela Greengrape, que organiza o certame, serão lançadas durante o evento que traz ao Douro, pela primeira vez Erika Zandonai, italiana especialista na defesa e promoção de produtos tradicionais, em particular o tomate.
Neste que é encarado como o primeiro momento de internacionalização do projeto de valorização do TCBD, a especialista, conhecedora profunda do produto em Itália, vai partilhar a sua experiência no tratamento e transformação do fruto durante um workshop a decorrer dia 22, também na Casa de Mateus. Sementeira, cultivo, tratamento e transformação fazem parte da sessão.
Pratos carnudos, da Régua ao Pinhão
Perfeito mesmo que apenas encimado por sal e azeite – outro produto emblemático do Douro – o carnudo tomate coração de boi inspira pratos das ementas de alguns dos melhores restaurantes locais. Ao longo de todo o mês de agosto, espaços como o Chaxoila, o Bons Tempos e o Cais da Villa, em Vila Real; Cantina de Ventozelo, Toca da Raposa e Cais da Ferradosa, em São João da Pesqueira; Bomfim 1896 By Pedro Lemos, Cozinha da Clara e Rabelo, no Pinhão; The Wine House, e Vale Abraão, em Lamego, integram receitas com este fruto.
Em Armamar, o Família Geadas, Bistrô Terrace e o DOC preparam receitas com tomate coração de boi, enquanto em Tabuaço aderem os restaurantes Seixo By Vasco Coelho Santos e S. Luíz By Vítor Oliveira. Calça Curta, na Foz do Tua; Taberna do Carró, em Torre de Moncorvo; Cêpa Torta, em Alijó; O Lagar, em Torre de Moncorvo; Quinta do Portal, em Sabrosa; Flor de Sal, em Mirandela e Castas e Pratos, no Peso da Régua, também servem pratos com base neste ingrediente autóctone.
A Festa do Tomate Coração de Boi do Douro é um evento anual de valorização dos produtos autóctones e tradicionais da região vinhateira Património da Humanidade e de Trás-os-Montes. Nos últimos 8 anos, “transformamos a época de produção do tomate numa festa no Douro, atraindo à região um número cada vez maior de pessoas”, refere a organização da iniciativa de três amigos, Celeste Pereira, proprietária da empresa de comunicação e eventos Greengrape, Edgardo Pacheco, jornalista e atual curador do evento, e o produtor de vinhos Abílio Tavares da Silva, da Quinta de Foz Torto.
Centra-se no tomate coração de boi, mas “é também um momento de exaltação da região vinhateira nas suas múltiplas vertentes, promovendo o vinho, o território e os seus produtos, o turismo e as gentes do Douro que aqui trabalham todos os dias e aqueles que, com visão, nele investem”.