Já está a decorrer, até dia 26 de maio, a primeira edição do Tascando, um concurso que pretende premiar as melhores tascas portuguesas. Sob o mote “Quem não tasca não petisca”, esta iniciativa pretende promover as tascas típicas do país. “Preservar a cozinha de raiz popular e familiar, que é extremamente significativa da cultura portuguesa” é o grande objetivo da iniciativa refere Miguel Moreira, que coordena o concurso. Para já, a avaliação é feita nas cidades de Lisboa e do Porto, em 40 estabelecimentos aderentes, pretendendo, a organização, alargar o concurso, gradualmente, a outras capitais de distrito nos próximos anos.
O concurso é baseado no formato brasileiro “Comida di Buteco”, criado em 2000, na cidade de Belo Horizonte, com a intenção de recuperar o espírito de convívio que se vive num ambiente de tasca e consolidar maio como o mês das tascas. No ano passado, o concurso atingiu 1 milhão de votos, um recorde de todas as edições, com mais de 10 milhões de pessoas a participarem, gerando uma receita, para os estabelecimentos aderentes, de cerca de 55 milhões de euros.
Miguel Moreira, coordenador da iniciativa em Portugal, explica que “a avaliação terá diferentes parâmetros tais como o atendimento, a temperatura da bebida, a higiene do estabelecimento e, naturalmente, o próprio petisco ou prato”. Após feitas as avaliações, por cerca de 40 jurados anónimos, são feitas as contas, com o prato a ter 70% do peso da pontuação e as outras categorias 10%. O júri e o público terão, cada um, 50% do peso dos votos, sendo que o voto popular será por urnas presentes nas 40 tascas aderentes.
A primeira edição do Tascando conta com 40 tascas, duas dezenas em Lisboa e igual número no Porto, este ano selecionadas por uma equipa do Tascando. A adesão foi, revela Miguel Moreira, “praticamente automática, ao ouvirem o convite”. Assim termine o concurso, a partir do dia 26 de maio, segue-se uma semana de apuramento dos resultados, a divulgação dos vencedores do Tascando acontece “na primeira semana de junho”, alerta Miguel Moreira, acrescentando que a organização irá divulgar apenas os cinco primeiros classificados.