Boa Cama Boa Mesa

Saint Patrick’s Day: 10 cervejarias artesanais para celebrar a tradição à portuguesa

Gaitas, duendes, trevos, saias, música e muita animação. Pela primeira vez, o desfile que celebra o padroeiro da Irlanda chega a Lisboa. A Avenida da Liberdade é o epicentro da festa, este domingo, 17 de março, mas a tradição de brindar - com cerveja - à boa sorte estende-se a vários pontos do país ao balcão destas cervejarias artesanais. Porque todas as razões são boas para apreciar uma cerveja bem fresquinha, deixamos 10 sugestões para levantar o copo à Irlanda, mas à moda portuguesa. Sláinte (saúde)!

Junta milhares de pessoas nos Estados Unidos da América, onde curiosamente se realizou pela primeira vez em 1737. À Irlanda, o desfile só chegou em 1903. Na cidade de Dublin, a festa dura uma semana inteira enquanto a parada mais curta do Mundo exige apenas a deslocação de um pub para outro em Dripsey, County Cork. Celebrado em mais de 150 países, por perto de 70 milhões de pessoas, erguendo de quando em vez um copo de cerveja Guiness, este domingo, pela primeira vez, Portugal acolhe um desfile que assinala o Saint Patrick’s Day, padroeiro da Irlanda. A partir das 16h00, a Avenida da Liberdade anima-se com mais de 200 músicos, membros de 10 bandas de gaitas, numa parada aberta ao público em geral, promovida pela mais célebre marca de cerveja irlandesa, a Guiness, que segue até à Praça do Comércio. Dita a crença popular que deve vestir-se de verde neste dia. Pelo sim pelo não, usemos a cor da esperança para brindar ao trevo da sorte, mas à boa maneira lusa: ao balcão destas 10 cervejarias artesanais portuguesas.

1.

Dois Corvos

Dois Corvos
Tiago Lopes


Com dois taprooms, em Marvila - conhecida como Lisbon Beer Department - e no Intendente, a Dois Corvos oferece uma panóplia de cervejas de produção própria, das mais comuns às raridades experimentais saídas da fábrica alfacinha. Variedades como a scotch ale “In to the woods”, a american amber ale “Murmúrio” ou a imperial stout, envelhecida em cascos de vinho antigos “Murder in Carcavelos” são opções em garrafa e algumas correm mesmo nas 12 torneiras da taproom do Intendente (Rua dos Anjos 16B, Lisboa. Tel. 218120093), numa oferta que totaliza perto de uma centena de referências com o selo Dois Corvos. Acompanha um menu para picar com opções vegan.

2.

Musa

Musa de Marvila


Com 15 bicas a saltar da parede” fábrica e bar, sala de concertos e petiscos, a cervejaria Musa da Bica (Calçada Salvador Correia de Sá, 2A, Lisboa) é palco de concertos frequentes, mas também pode apenas brindar à amizade levantando uma garrafa de “Saison o’Connor”, “Red Zeppelin” ou “Frank Apa”, produções da Musa, na companhia de um snack. Pode fazer o mesmo na casa mãe, a Musa de Marvila (Rua do Vale Formoso, 9, Lisboa. Tel. 924236447) desfrutando da ampla e colorida esplanada.

3.

Oitava Colina

Oitava Colina

Vai uma blonde ale “Vila Maria”, uma american pale ale “José da Silva”, uma IPA “Urraca Vendaval”, ou será que prefere a robust porter “Zé Arnaldo”? As cervejas produzidas pela Oitava Colina em Cabo Ruivo (Av. Infante D. Henrique, 334, Arm. 3, Lisboa. Tel. 218 278 528) têm personalidade própria e provam-se nos dois espaços que a marca, nascida em 2015, oferece em Lisboa, sob o lema “A cerveja nunca dorme”. O primeiro conjuga petiscos, esplanada e 10 torneiras, a dois passos da produção e com agenda própria de eventos. Com vista sobre Lisboa, a 8ª Colina habita também no bairro da Graça (Rua Damasceno Monteiro, 8A, Lisboa. Tel. 968 617 085).

4.

Museu da Cerveja

Museu da Cerveja

Com uma secção dedicada à cerveja artesanal portuguesa, o Museu da Cerveja (Terreiro do Paço – Ala Nascente, 62 a 65, Lisboa. Tel. 210987656) será paragem conveniente para quem acompanhar o desfile lisboeta dedicado a Saint Patrick. Localizado na Praça do Comércio, onde desemboca a parada deste domingo, oferece um roteiro cervejeiro de todas as regiões de Portugal, debruçando-se sobre a história da cerveja em terras lusas. Pode provar diversas cervejas artesanais portuguesas ao longo do percurso ou acompanhando uma refeição no espaço de restauração, harmonizando-as com gastronomia portuguesa.

5.

Bierhaus Porto

Bierhaus Porto
bruno vinhas

Apesar de não estar previsto desfile em tons de verde na Invicta, na Bierhaus Porto (Rua Cândido dos Reis, 85, Porto. Tel. 222033062) celebra-se o feriado mais famoso da Irlanda com cerveja artesanal, uma nova carta de snacks e uma oferta exclusiva em parceria com a Guinness, revela o espaço que reabre, precisamente neste dia, também com decoração renovada. Durante todo o fim de semana do St. Patrick’s Day, nos dias 15, 16 e 17 de março, na compra de um copo de cerveja Guinness, marca de origem irlandesa com mais de 200 anos de história, é oferecido o segundo.

6.

Fábrica Nortada

Nortada

Quando o vento norte começa a levantar-se fazendo rebuliço nos areais das praias da região – fenómeno conhecido como nortada - o melhor é pegar na toalha e dirigir-se à esplanada mais próxima. Sob o mote “Cerveja que sabe a Cerveja”, a Nortada tem fábrica e pub no centro do Porto, o Nortada Brew Pub (Rua Sá da Bandeira, 210, Porto. Tel. 220181000) onde pode provar os vários tipos de cerveja aqui elaborados, observar os processos que levam a cerveja desde a fábrica até ao copo – brindar e acompanhar com petiscos as mais diversas cervejas da marca como a dark lager, a imperial stout ou a india pale ale.

7.

Catraio Beer Shop

Catraio Beer Shop

Catraio Craft Beer Shop
“Adoramos cerveja”, pode ler-se à entrada deste bar e loja, ideal para beber uma cerveja bem fresquinha acabada de tirar, em plena Rua de Cedofeita. É desde 2015, porto seguro para os amantes de cerveja artesanal. A lista da Catraio Craft Beer Shop (Rua de Cedofeita, 256, Porto. Tel. 934360070) mete respeito: estende-se por centenas de referências com foco nas mais diversas produções nacionais, divididas por regiões, mas também há lugar no cardápio para a oferta internacional de países tão diferentes como os EUA, a Bélgica, a Estóniaou o Reino unido. Opções como a Fermentage “A Philipine, a Japanese and a Brazilian Walk Into a Bar”, a Ophiussa “Reverence” ou a Barona “Capote”, todas nacionais, marcam a diferença.

8.

Armazém da Cerveja

Armazém da Cerveja

Armazém da Cerveja
A grande variedade de bebidas artesanais portuguesas e estrangeiras atrai a este espaço central no Porto. Seja em copo ou em garrafa, para beber enquanto trinca um snack ou levar consigo, no Armazém da Cerveja (Rua Formosa, 130, Porto. Tel. 222055067) há cerca de 300 opções à escolha. Na dúvida, peça aconselhamento para descobrir um sabor mais aproximado ao seu estilo ou deixe-se levar pela aventura de descobrir novos aromas ao balcão, na mesa ou na esplanada. À pressão há uma dúzia de variedades. Assídua é também a música, com concertos e djs, e a petiscaria.

9.

Letraria Viana - Craf Beer & Art

Letraria Viana


Localizada no interior da histórica Casa Melo Alvim em pleno centro de Viana do Castelo, a mais recente casa da minhota cerveja Letra (produzida em Vila Verde e com cervejarias na terra natal, no Porto, em Braga e em Ponte de Lima), este espaço une a cerveja artesanal às intervenções artísticas que animam o espaço e ainda a uma bem recheada ementa cuja oferta foi concebida para harmonizar com a cerveja Letra. Na Letraria Viana - Craf Beer & Art (Hotel Casa Melo Alvim, Avenida Conde Carreira, 28, Viana do Castelo. Tel. 968544070), há cervejas para todo o alfabeto, de A a Z, além de edições limitadas e com embalagens intervencionadas por artistas. Com tanto por onde escolher, peça aconselhamento antes de se instalar entre quatro paredes plenas de arte ou na resguardada e colorida esplanada.

10.

Craft Heritage

Craft Heritage


Em Vila Viçosa nasce uma cerveja com ligação natural à região. A Libata – nome que dão aos habitantes da vila -, produzida há sete anos, inclui uma variante com mel da região e outra com rótulo em madeira. Mas a criatividade da casa não fica por aqui. Na Craft Heritage (Parque Industrial, lote 123, Vila Viçosa. Tel. 968300505) também se produz Gin à pressão e o primeiro Whiskey do Alentejo, além da mais recente novidade: em 2023, chegou ao mercado a primeira aguardente de cerveja portuguesa, que estagia quatro anos em barrica. No espaço da Craft Heritage é possivel observar as diferentes fases do processo de fabrico, da moagem do cereal à rotulagem das garrafas. No final há lugar à prova, e, se quiser prolongar o momento, é só deslocar-se até à hamburgueria da Craft Heritage, a Craft BBS, no centro de Vila Viçosa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram