A AHM (Ace Hospitality Management) anuncia esta segunda-feira, 22, a contratação dos chefs Miguel Rocha Vieira e Pierre-Olivier Petit para desenvolverem e coordenarem conceitos gastronómicos das oito unidades hoteleiras do grupo Mercan em Portugal. Da alta cozinha aos coffee shops, passando por espaços descontraídos e rooftops, a dupla será responsável por desenhar e coordenar os diversos conceitos gastronómicos, definindo diferentes identidades para cada espaço.
Do grupo fazem atualmente parte o Four Points By Sheraton Matosinhos, a Casa da Companhia, o Fontinha Hotel, o Renaissance Porto Lapa Hotel, o Arts Hotel Porto, e o Sé Catedral Hotel Porto, todos na Invicta, além da Casa das Lérias, em Amarante, e o Hilton Garden Inn Évora. O grupo hoteleiro, cujas unidades são geridas pela AHM, tem planos de expansão ambiciosos para os próximos anos. Já em 2024 abrem três novos hotéis, na zona da Boavista, no Porto, em Beja e em Évora.
“Em pulgas para começar”, Miguel Rocha Vieira destaca ao Boa Cama Boa Mesa o que o espera já em 2024: “Só este ano teremos 10 restaurantes, cinco bares e dois rooftops localizados em hotéis de 3 a 5 estrelas”, o que oferece espaço para “os mais variados conceitos”, explica, pondo de lado a ideia de que a aposta do grupo se focará na alta cozinha. “A grande maioria das pessoas pode, de uma forma natural, associar o meu nome a alta cozinha, mas queremos mostrar que somos muito mais do que isso! Temos também como objetivo chegar a todos os públicos e a todos os gostos”.
Já para Pierre-Olivier Petit, a visão para esta parceria é clara: “ser criativo, rentável e líder de mercado”, resume ao Boa Cama Boa Mesa. “Um hotel não deve ser visto como uma barreira” à gastronomia e atratividade de um restaurante, defende o chef. Por isso, “a nossa prioridade será a qualidade, a consistência da experiência, comunicação forte, acesso direto da rua e conceitos que trazem algo de novo e adicionam valor ao bairro onde se inserem”, sublinha o cozinheiro de origem francesa.
Nas palavras do CEO da AHM, Mariano Faz, o objetivo passa por conferir “uma identidade aos nossos restaurantes. Proporcionar experiências diferentes aos nossos clientes através de conceitos adaptados a diferentes públicos. Para isso, precisamos da experiência de grandes figuras do sector da restauração como o Miguel e o Pierre. Com eles, trazemos toda uma experiência internacional de qualidade que se tornará sempre um sinal transversal nos segmentos em que os nossos restaurantes competem”, refere. Pretende-se quebrar a “barreira e preconceito” em tono dos restaurantes de hotel”, criando uma “oferta personalizada a cada região e localização, mais próxima da cultura portuguesa, do público português e dos fornecedores locais, proporcionando experiências de restauração singulares, cujos conceitos podem ir do fine dining a uma coffee shop”.
Experiência internacional e visão nacional
Tanto Miguel Rocha Vieira, bem conhecido do grande público através da sua participação no programa Masterchef como Pierre-Olivier Petit acumulam experiência internacional na alta cozinha com conhecimento do trabalho na hotelaria portuguesa.
Natural de Lisboa, Miguel Rocha Vieira cresceu em Cascais. Aos 20 anos, partiu para o Reino Unido, onde trocou a licenciatura em Gestão Hoteleira e Turismo por um curso de Cozinha e Pastelaria na escola de culinária mais prestigiada do mundo, a Le Cordon Bleu. Trabalhou em França e Espanha, mas foi em Budapeste que, em 2008, assumiu o leme da cozinha do Costes Restaurant e, mais tarde, do Costes Downtown, gerindo simultaneamente a Fortaleza do Guincho, em Cascais. Miguel Rocha Vieira foi o primeiro chef português a gerir simultaneamente três restaurantes com Estrela Michelin - Fortaleza do Guincho, Restaurante Costes e Costes Downtown. Em 2022 regressa definitivamente a Portugal, tornando-se responsável pelo espaço Anfíbio Restaurant & Bar, na Doca da Marinha, em Lisboa.
Pierre-Olivier Petit nasceu e cresceu em Paris, onde o avô era empresário no ramo da padaria e pastelaria. Estudou na Ecole Superieur de Cuisine Française Gregroire Ferrandi, na capital francesa, antes de acumular experiência profissional em locais como o Ritz Hotel Vendôme, em Paris, o restaurante La Reserva, em Nova Iorque, o Hayatt Regency Casablanca, em Marrocos, o Le Méridien Mina Seyahi Beach Resort & Waterpark, no Dubai, ou o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, onde alcançou uma estrela Michelin, em 2015, com o restaurante asiático “Mee”. Em Portugal, Pierre desempenhou funções de diretor de F&B nos hotéis The Oitavos, em Cascais, e InterContinental Lisbon.
Enquanto Pierre-Olivier Petit será responsável pela gestão da parte de logística e financeira das operações, Miguel Rocha Vieira terá como missão garantir a qualidade do produto e o acompanhamento das equipas.
Sobre a Ace Hospitality Management
Parte do Grupo Mercan, a AHM (Ace Hospitality Management) é uma empresa especializada em gestão hoteleira de origem portuguesa. Criada em 2019, presta serviços de gestão e consultoria em vendas, marketing, compras, finanças e recursos humanos. Tem sob a sua gestão hotéis de 5, 4 e 3 estrelas.
Atualmente fazem parte do portfólio da AHM oito hotéis em Portugal – maioritariamente no Porto-, a que se somam já em 2024, três novas unidades. Dos cerca de 500 colaborados que emprega, metade são da área de F&B (Food & Beverage).