Boa Cama Boa Mesa

Chef Rui Silvestre deixa restaurante Vistas no Algarve distinguido com uma estrela Michelin

Com uma estrela Michelin e Garfo de Ouro do Guia Boa Cama Boa Mesa, o restaurante no Monte Rei Golf & Country Club, no concelho de Vila Real de Santo António, fica sem o chef Rui Silvestre, a dois meses da primeira gala do guia Michelin exclusivamente portuguesa
Rui Silvestre

“Confirmo a minha saída do Vistas”, disse Rui Silvestre ao Boa Cama Boa Mesa. Termina assim uma ligação iniciada em julho de 2018, quando, após o chef Abano Lourenço ter deixado os comandos da cozinha do restaurante do Monte Rei Golf & Country Club, em Vila Nova de Cacela, no concelho de Vila Real de Santo António, no Algarve. Rui Silvestre assumiu os comandos do restaurante de fine dinning do resort algarvio. Desta ligação surgiu a conquista de uma estrela Michelin logo em 2019, que mantêm até agora, e ainda um Garfo de Ouro, atribuído pelo Guia Boa Cama Boa Mesa em 2022 e 2023. Em 2020 e 2021 ganha um Garfo de Prata. O restaurante mantém o nome Vistas, e no Facebook já não consta o “By Rui Silvestre”, passando a Vistas Monte Rei.

Rui Silvestre

Rui Silvestre nasceu em Valongo, mas mudou-se para o Algarve com 10 anos. Aos 29 tornou-se no mais jovem chef nacional a conquistar uma estrela Michelin, na cozinha do Bon Bon. É embaixador gastronómico do Baixo Guadiana, que inclui os concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. Passou por Paris, Suíça e Hungria, mas, em entrevista, assumiu ter saudades do mar que, de forma eximia, servia à mesa nos menus de degustação que criou pelos restaurantes por onde passou. Ambicioso, disse igualmente almejar uma segunda estrela muito em breve, intenção que vai ficar em pausa, por uns tempos.

Vistas Rui Silvestre

Rui Silvestre ainda não sabe o que o futuro lhe reserva. Nos meios gastronómicos nacionais, nos últimos dias, tem aumentado a especulação sobre o próximo restaurante a receber o nome Rui Silvestre, mas o chef garante que “não há nada assinado nem assumido”, que vai tirar uns dias de férias com a família. “A seu tempo, quando existir alguma coisa em concreto, será anunciado”, disse.

Gala Michelin
VICO.UGHETTO

Rui Silvestre vai, com Dieter Koshina, do restaurante Vila Joya, ser o responsável pelo banquete da Gala Michelin que se realiza dia 27 de fevereiro no NAU Salgados Palace, em Albufeira, no Algarve. Será a primeira edição de um guia Michelin exclusivamente português, e a gala vai custar €400 mil ao Turismo de Portugal.

Filipe Carvalho e Martín Berasategui
Vítor Duarte

A saída de Rui Silvestre do Vistas Restaurante é a terceira mudança no universo Michelin em Portugal nos últimos meses. A primeira foi a saída de Martin Berasategui, o mais premiado dos chefs espanhóis, e do chef executivo Filipe Carvalho do restaurante 50 Seconds, localizado na Torre Vasco da Gama, em Lisboa. Depois, foi Paulo Alves, chef do igualmente premiado Kabuki, a deixar os comandos da cozinha, seguindo-se o anúncio do encerramento de Eneko Lisboa, liderado pelo chef Eneko Atxa, que habitualmente está aos comandos do Azurmendi, com três estrelas Michelin, em Biscaia, no País Basco.

Chef Eneko Atxa e chef Lucas Bernardes

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!