Boa Cama Boa Mesa

Martín Berasategui deixa restaurante Fifty Seconds em Lisboa

O chef espanhol, Martín Berasategui, que soma 12 estrelas Michelin, abandona o comando do restaurante localizado no topo da Torre Vasco da Gama, em Lisboa. Filipe Carvalho, chef executivo também sai do projeto. O grupo hoteleiro SANA decidiu não renovar o contrato de cinco anos com o premiado chef
Vítor Duarte

A partir de 31 de dezembro termina o contrato entre o grupo Sana e o chef espanhol Martin Berasategui. A decisão foi tomada pelo grupo, que não renovou o contrato de 5 anos com o chef, detentor de 12 estrelas Michelin. Também Filipe Carvalho, chef residente, abandona o Fifty Seconds By Martín Berasategui.

Equipa de cozinha do Fifty Seconds by Martín Berasategui

A decisão da saída de Martín Berasategui é, sabe, o Boa Cama Boa Mesa, opção do grupo Sana, que pretende dar novo rumo ao restaurante, várias vezes apontado às duas estrelas do guia Michelin. Atualmente com uma, e Garfo de Platina para o Guia Boa Cama Boa Mesa em 2023, o restaurante mantém o nome Fifty Seconds quando reabrir em fevereiro, depois da habitual pausa no primeiro mês do ano, mas já com novo chef. Há negociações a decorrer, quer com chefs nacionais, quer internacionais, prevendo-se que o novo nome seja apresentado em breve.

Fifty Seconds by Martín Berasategui

A saída de Martín Berasategui acontece 58 dias antes da Gala Michelin, que, pela primeira vez, apresenta um guia exclusivo para Portugal. Dia 27 de fevereiro em Albufeira, serão conhecidas as novidades do primeiro guia totalmente português, publicado pela Michelin. Até aqui existia apenas uma edição ibérica, que juntava Portugal e Espanha. Rui Silvestre, do restaurante Vistas Rui Silvestre em Vila Real de Santo António, com uma estrela Michelin e Garfo de Ouro para o guia Boa Cama Boa Mesa e Dieter Koshina, do restaurante Vila Joya em Albufeira, com duas estrelas Michelin e também Garfo de Ouro em 2023 para o Guia editado pelo Expresso, serão os chefs coordenadores do evento que decorrerá no NAU Salgados Palace, no Algarve.

Fifty Seconds by Martín Berasategui funciona no topo da Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, em Lisboa
Francisco Nogueira

Martín Berasategui Olazábal, nascido a 27 de abril de 1960 em San Sebastián, é um dos mais premiados chefs em todo o mundo, com um total de 12 estrelas Michelin: três no Restaurante Martín Berasategui em Lasarte-Oria, três no Restaurante Lasarte em Barcelona, duas no Restaurante M.B. de Tenerife, 1 no Restaurante Oria em Barcelona, uma no Restaurante Ola Martín Berasategui em Bilbau e uma no Restaurante Fifty Seconds By Martín Berasategui.

Sobre o Fifty Seconds By Martín Berasategui (Torre Vasco da Gama, Cais das Naus, Parque das Nações, Lisboa. Tel. 211525380) pode ler-se, na última edição do Guia Boa Cama Boa Mesa que “Com a conquista da distinção máxima, este restaurante fica ainda mais perto do céu... Premeia-se a consistência e o trabalho sustentado, que parte da visão do chef Martín Berasategui e se ramifica no talento do chef residente Filipe Carvalho, da chef de pastelaria Maria Gonçalves ou do head sommelier Marc Pinto, que faz tudo para vencer nas imprevisíveis nuances de diálogo entre produto, vinho e palato. A 120 metros de altura, a sala envidraçada contemporânea, com dez mesas, dá a sensação de “planar” sobre o rio Tejo e é palco de experiências inesquecíveis à carta, no Menu Fifty Seconds ou no Menu Degustação. Mantém-se “homenagens a Portugal” como a “Brandade de bacalhau” e alguns clássicos de assinatura do chef, o “Milfolhas caramelizado de foie gras, maçã verde e enguia” e o “Jalapeño, gelado de alcaçuz e maionese de pepino”. A vieira, o carabineiro e o creme de manjericão antecipam o “Pregado de mar” e o “Cabrito montês”, antes da habitual pré-sobremesa, “Limão merengado”, e da sobremesa de maçã e gelado de baunilha com trufa. Preço médio €205”.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!