“Estamos imensamente gratos à nossa equipa e a todos os que fazem do Rei 👑 um restaurante especial”. Foi desta forma que o conhecido restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada, deu a conhecer o mais recente prémio conquistado. No congresso do Conselho Europeu de Confrarias (CEUCO), do qual fazem parte Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Hungria, Grécia, Estónia e, fora da Europa, Macau, foi atribuído pela primeira vez a distinção “Embaixador de Honra da Gastronomia Europeia”. O Rei dos Leitões foi o único restaurante português a conquistar este novo prémio, depois de, em 2019, ter sido eleito “Melhor Restaurante da Europa” pela mesma organização
A distinção “Embaixador de Honra da Gastronomia Europeia” reconhece a contribuição significativa do restaurante Rei dos Leitões na “defesa e promoção da enogastronomia e da cultura” na Europa. A decisão foi anunciada este fim de semana, em Castellón, na província espanhola de Valência.
Em declarações ao Boa Cama Boa Mesa, António Paulo Rodrigues, gerente do Rei dos Leitões, considerou a distinção como “o ponto alto de 75 anos de trabalho, desenvolvido a partir das raízes da cozinha tradicional portuguesa e bairradina, que tem como elemento fulcral, o leitão”. O responsável destacou ainda importância deste prémio para “reconhecimento internacional da gastronomia da Mealhada, da Bairrada e de Portugal”. Recorde-se que, em março, o restaurante Rei dos Leitões conquistou um Garfo de Ouro, atribuído pelo Guia Boa Cama Boa Mesa.
Vinhos e marmelada premiados
Entre as várias categorias, o congresso do Conselho Europeu de Confrarias (CEUCO), também distinguiu outros projetos nacionais, como a Adega Cartuxa (Melhor Adega), Festa Vitifrades – Vinho de Talha (Melhor Festival Enogastronómico) e Marmelada de Odivelas, da empresa Tradições de Família, liderada por Elsa Silva (Melhor Produtor Artesanal)