Acessível desde o final de julho, o Passadiço do Barranco do Demo foi oficialmente inaugurado no sábado, dia 21 de outubro, na presença da ministra da Coesão e perante a população do concelho de Monchique e da freguesia de Alferce. O equipamento é considerado a “mais recente atração da serra algarvia” e estende-se ao longo de 1 quilómetro, inserido num percurso pedonal mais amplo, que liga a aldeia de Alferce ao Cerro do Castelo de Alferce, atravessando o Barranco do Demo por “uma emocionante ponte suspensa de 50 metros”. O projeto integra ainda o futuro CICCA (Centro de Interpretação do Cerro do Castelo do Alferce), que ajuda a explicar a importância das ruínas do castelo islâmico.
A cerca de 7 quilómetros de Monchique, o novo passadiço atravessa um desfiladeiro conhecido como Barranco do Demo, que acabou por dar nome ao equipamento, e promove a existência de outros trilhos de descoberta da natureza nesta região serrana do Algarve. A maior dificuldade do passadiço é a existência de bastantes degraus - mais de 500! -, com subidas e descidas, e o grande destaque a ponte suspensa com cerca de 50 metros de comprimento e construída 20 metros acima do chão.
Devidamente assinalado, o Passadiço do Barranco do Demo pode ser acedido pelo lado norte ou pelo lado sul. O melhor ponto de referência são as placas que indicam o Castelo de Alferce. De ambos os lados, existem zonas de descanso, com bancos e mesas, e de contemplação. A aldeia de Alferce é acessível através da EN 267, que liga Monchique a São Marcos da Serra.
No dia 1 de novembro, a freguesia de Alferce promove uma caminhada pelo novo Passadiço do Barranco do Demo, com magusto tradicional, tasquinhas, mostra de produtos tradicionais e música.
Alferce está também inserida na Ligação 10 da Via Algarviana (Grande Rota 13) e em duas Pequenas Rotas de caminhada: a PR9 MCQ, um trilho pedestre entre o vale e o castelo (Monchique), com 7,20 km, que integra acesso às ruínas do castelo; e PR8 MCQ, “pelos caminhos de Alferce”, com 7,80 km de extensão, que atravessa bosques ribeirinhos, riachos e uma calçada medieval.