Boa Cama Boa Mesa

Com 65 km de extensão, Ecopista do Vouga na região de Viseu já foi inaugurada

Ambição antiga, o percurso tem 65 km de extensão na região de Viseu e liga-se à Ecopista do Dão. A inauguração da Ecopista do Vouga, que atravessa os concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, decorreu no dia 6 de outubro

Ecopista do Vouga
DR

Construída sobre o antigo ramal ferroviário da linha do Vouga, na região de Viseu, a Ecopista do Vouga atravessa os concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades. Na capital de distrito, terá ligação à Ecopista do Dão (na zona do tribunal), que passa também pelos concelhos de Tondela e Santa Comba Dão.

"Temos 50 km no Dão e agora mais 65 km no Vouga. São 115 km desta vertente do 'walking' e do 'cycling' ligados fisicamente", explica à agência Lusa, Nuno Martinho, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM Viseu Dão Lafões). Acrescenta ainda que a ligação entre as duas ecopistas "torna a infraestrutura fantástica para cada vez atrair para a região mais turistas" que procuram o turismo de natureza. Nuno Martinho lembrou que a CIM está também envolvida no projeto da Ecovia do Mondego, através da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

"Este produto compósito, para nós, é a cereja em cima do bolo, porque associa-se aos nossos percursos pedestres, de 'trail' e de BTT e ao nosso projeto das Bike Roads, em que pegámos nas estradas de montanha e estruturamos um produto", realçou aquele responsável, acrescentando que, no total destes projetos, estão "mais de 1.700 km sinalizados e homologados nas respetivas federações".

Ecopista do Vouga
DR

A Ecopista do Vouga segue o traçado do antigo Ramal de Viseu (ex-Linha do Vale do Vouga), desativado em 1980, que fazia a ligação entre o litoral e a cidade de Viseu, acompanhando o Vale do Rio Vouga. Atravessa zonas florestais e agrícolas muito caracterizadas pelos laranjais, permitindo atravessar túneis ou a centenária Ponte do Poço de Santiago, ponte monumental considerada uma das mais altas pontes em alvenaria de pedra de Portugal, que atinge 28,5 metros de altura e é composta por onze arcos de volta perfeita que suportam um tabuleiro com 165 metros. Com um vão de 55 metros, o arco maior alcança toda a largura do leito do rio.

O “Km 0” da Ecopista do Vouga está localizada em Sarnada do Vouga, no concelho de Águeda. Na região de Aveiro, o traçado atravesssa ainda os municípios de Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, antes de entrar, já em território da CIM VIseu Dão Lafões, em Oliveira de Frades, e prolongando-se por Vouzela São Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, através de um traçado ciclável e pedestre contínuo de cerca de 120 km, criando uma rede de Ecopistas de âmbito regional.

A Ecopista do Vouga, que representou um investimento superior a quatro milhões de euros nos concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, será inaugurada na sexta-feira, dia 6 de outubro, concretizando uma ambição antiga.O troço agora intervencionado e inaugurado no dia 6 de outubro, requalificou o piso da plataforma da antiga linha de caminho de ferro e dotou-a de equipamentos e infraestruturas que permitem à população local e aos visitantes apreciar esta paisagem com todo o conforto e segurança

Ecopista do Vouga
DR

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!