Abriu ao público esta semana para de imediato se tornar um fenómeno de popularidade. A primeira piscina com água do mar aquecida do país foi inaugurada no último sábado, 30 de julho, em Vila Nova de Gaia, como forma de contrariar tanto a temperatura habitualmente fresca do mar nestas praias a norte do país, como a nortada, vento forte também comum nestas paragens.
Em pleno areal de Canide Norte, entre os bares Grão de Areia e Ar de Mar, a extensa piscina conta com 20 por 25 metros de dimensão e uma profundidade máxima de um metro, sendo por isso adequada a crianças. A água do mar, habitualmente bastante fria, é aquecida através de painéis solares, que mantém a temperatura entre os 28 e os 29 graus centígrados.
De acesso gratuito e com barracas de apoio, esta piscina na praia está equipada com uma barreira para proteger o espaço das "nortadas", o vento que muitas vezes se faz sentir em plena época estival, em particular a partir do mês de agosto.
“A piscina é 100% sustentável, uma vez que é usada água do mar, aquecida por painéis solares (energia renovável), e será monitorizada permanentemente”, avança, em comunicado, a autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues. Adequada a pessoas que, normalmente, não podem ir ao mar, “porque têm alguma deficiência, são idosos, ou crianças muito pequeninas”, combina “a dimensão ambientalmente sustentável, que a Águas de Gaia tanto persegue, com uma resposta social. É um projeto piloto que, se correr bem, e se tiver a aceitação das pessoas, poderá ser replicado, nos próximos anos”, declarou o autarca de Gaia em visita ao novo equipamento, inaugurado a 30 de julho.
A nova piscina na praia de Gaia funciona todos os dias, das 9h30 às 19h30, sendo a entrada feita por ordem de chegada, em grupos de 50 pessoas, com uma permanência máxima de 30 minutos.