Em Alcaraviça, perto do centro de Borba, há uma esplanada “plantada” à sombra das árvores, aromatizada pelas laranjeiras, nespereiras e ginjeiras, e virada para uma horta biológica. Pertence ao restaurante Espalha Brasas e permite fazer refeições perto de melancias, tomates, alfaces, couves e de olho nos animais: ovelhas, galinhas, burros, cães e patos. Pode passar na horta e colher um legume para a confeção de algum prato.
“É um espaço com liberdade total para as pessoas poderem passear e desfrutar”, comenta Dinis Cachapela, um dos responsáveis pelo projeto, juntamente com Paula Santos, que se ocupa da cozinha. Perto da esplanada construiu-se uma casa da árvore e aí contempla-se a horta e as vinhas. Nessa árvore pendurou-se um baloiço! Noutra esplanada observa-se um avião, um barco, uma morta e uma guitarra em madeira, enquanto que, na sala interior, se exibem ferramentas agrícolas e fotos antigas.
Neste restaurante de comida tradicional, comece por picar presunto e paio de porco-preto e queijo alentejano, e aposte numa canja de galinha ou sopa de tomate. As sugestões diárias do restaurante Espalha Brasas podem contemplar ensopado de borrego, sopa de cação ou a típica sopa da panela com toucinho cozido, linguiça, hortelã, galinha e sopas de pão. Tem ainda o lombo de bacalhau assado no forno, bacalhau gratinado com espina - fres, coelho no barro, cabrito assado no forno, galinha tostada, bochechas ou queixadas de porco com migas de pão ou esparregado de espinafres, e secretos ou plumas de porco-preto. Remate com a sericaia e o bolo de bolacha caseiros.
Este texto foi adaptado do Guia Portugal Secreto – Alentejo, com produção Boa Cama Boa Mesa, oferecido com o Expresso na edição de 1 de julho 2022.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!