Foi o Centro Recreativo e Cultural de Penalobo quem, em 2021, construiu o Baloiço de Penalobo, considerado por muitos amantes desta nova moda de baloiçar as serras, como um dos mais bonitos de Portugal. Aliás, na aldeia, diz-se ser impossível ficar indiferente, ou não notar, a beleza deste local, perfeito para fotografias para partilhar nas redes sociais.
Completamente construído em metal, tem a forma de uma cabeça de lobo com um coração ao centro, e destaca-se no meio de uma paisagem natural que, por si só, já vale várias visitas. Mas, mais do que um baloiço, é uma homenagem ao animal mítico que deu origem à denominação da localidade e dos seus habitantes, os “falupos”, de acordo com a informação prestada pela Câmara Municipal do Sabugal.
Fica no alto de uma escarpa, entre rochedos agrestes, e além de momentos de diversão, proporciona uma vista inigualável sobre a serra da Estrela, e em dias em que as condições meteorológicas assim o permitem, é possível observar as torres que identificam o ponto mais alto de Portugal continental e ainda a serra da Gardunha. A vista do Baloiço de Penalobo abrange, também, toda a aldeia.
Mas há mais surpresas para quem se desloque até esta gigantesca cabeça de lobo no topo da escarpa. Como um miradouro, com cenários perfeitos para fotografar e ainda, a “cereja no topo do bolo”, como se diz por lá, que é um lago de água de nascente, que forma uma pequena praia fluvial. Está rodeado por um areal com chapéus de colmo, tem ainda um pequeno parque infantil, um bar de apoio, mesas e assadores para um piquenique entre amigos ou em família.
Na zona do Baloiço de Penalobo há ainda vários trilhos desenhados para os adeptos do BTT, trail ou caminhadas, que estão devidamente assinalados. E ainda um conselho, espalhado numa placa, a aplicar no local, e noutros que fiquem no meio da natureza. Diz: “não tire nada além de fotos. Não esqueça nada além de olhares. Não leve nada além de saudade”.
O Município do Sabugal tem, espalhados pelo território, seis baloiços, todos com histórias para contar e formatos únicos. Aproveite e desloque-se à aldeia da Bendada, a apenas nove quilómetros do Baloiço de Penalobo. Pelo facto de a aldeia ter sido sempre reconhecida pela dedicação à música, em 2020, quando a banda filarmónica celebrou 150 anos, no local da “Eirinha” onde, em dias de festa se tocava a alvorada, a Junta de Freguesia criou o Baloiço da Bendada, em forma de notas musicais.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!