Boa Cama Boa Mesa

Chef do Ano 2022, Henrique Sá Pessoa: “Cabe-nos a nós sermos uma classe unida, que fala por todos e com um rumo e direção”

O chef do restaurante Alma, em Lisboa, recebeu a mais alta distinção na cerimónia de entrega de prémios do guia Boa Cama Boa Mesa. Em 2022, Henrique Sá Pessoa sucede a Noélia Jerónimo como Chef do Ano.

Mediático, mas discreto, Henrique Sá Pessoa recebeu, esta terça-feira, dia 5 de abril, o galardão de Chef do Ano 2022 do guia Boa Cama Boa Mesa. O chef do restaurante Alma, em Lisboa, não esteve presente na cerimónia, por estar em Miami, nos Estados Unidos, num evento gastronómico, mas fez questão de deixar uma mensagem de agradecimento: “Foi um ano de boas surpresas e, considerando a pandemia sentimos ainda mais essas distinções. Tenho equipas maravilhosas e parceiros que me dão as melhores condições e sem isso não tenho dúvidas que não estaria onde estou, nem viriam estes reconhecimentos". Sá Pessoa aproveitou ainda para destacar a necessidade de união da classe dos cozinheiros para a internacionalização da gastronomia portuguesa: “A nossa identidade nunca se vai perder e nunca vimos os nossos chefs mais orgulhosos dos nossos produtos e gastronomia como agora. Cabe-nos a nós sermos uma classe unida, que fala por todos e com um rumo e direção. Estamos a conseguir ter o reconhecimento que merecemos e podemos ir ainda mais longe”.

As distinções internacionais e recente abertura de um restaurante em Amesterdão, a par da renovada aposta nos produtos de mar nacionais, com o menu “Costa a Costa”, no premiado Alma, que conquistou um Garfo de Ouro, na edição 2022 do guia Boa Cama Boa Mesa, estão entre as justificações para o prémio. Henrique Sá Pessoa sucede a Noélia Jerónimo, como Chef do Ano, que tem o apoio Recheio.

Henrique Sá Pessoa

Em 2005, Henrique Sá Pessoa foi “vencedor do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, e dois anos depois recebe o prémio Arte da Cozinha, atribuído pela Academia de Gastronomia Portuguesa. Ganha maior protagonismo com o restaurante Panorama, no topo do Sheraton Lisboa, ao mesmo tempo que se estreia na televisão com o programa Entre Pratos. Em 2009 decide aventurar-se em nome próprio e como empresário com o projeto a que chama Alma, no bairro lisboeta de Santos. Aberto entre 2009 e 2013, este foi o laboratório que deu a conhecer os seus principais caminhos de identidade culinária”.

Em 2016 Henrique Sá Pessoa “conquista o primeiro Garfo de Ouro do guia Boa Cama Boa Mesa. A primeira estrela Michelin chega em 2017 e, dois anos depois, a segunda, que mantém. Paralelamente, é responsável por outros projetos, como o Tapisco ou o Cais da Pedra, e ainda pelo restaurante Chiado, em Macau, propriedade da Sands Casinos. Continua a ser uma presença assídua na televisão e a apresentar programas de cozinha. Em 2021, pela primeira vez, integra a exclusiva lista dos 50 Best Chef Awards na posição 38, conquistando a distinção de Best New Entry. Em novembro inaugura o ARCA Amsterdam, o primeiro projeto europeu fora de Lisboa, e até ao final de 2022 prevê abrir as portas de um restaurante com conceito idêntico numa das mais importantes capitais europeias”.

Alma

Restaurante Alma

O restaurante liderado por Henrique Sá Pessoa ganha um Garfo de Ouro na edição de 2022 do Boa Cama Boa Mesa. Na edição que sexta-feira estará nas bancas com o Expresso, pode ler-se que “Exigência máxima, atenção ao detalhe e aposta renovada no menu Costa a Costa. Henrique Sá Pessoa assume o espírito de combate contra todas as ainda sentidas consequências da pandemia e mantém intocável a alma e o espírito do restaurante, que serve, ao almoço e ao jantar, os dois menus de degustação, além do serviço à carta: uma vitória!”

Sobre o espaço, diz que “A sala principal é acolhedora, despojada, mas com apontamentos elegantes e a vantagem de ter parte da cozinha à vista. Entre os mais recentes pratos, é referência obrigatória o “Carabineiro, açorda, algas” e a “Pescada, aipo nabo, cebolo, ostra”, com a avelã a conferir algum exotismo doce ao conjunto. O “Mar e citrinos 2.0” deixa uma mensagem no final. Serviço de vinhos desafiador”.

Alma

O restaurante Alma (Rua de Anchieta, 15, Lisboa. Tel. 213470650) encerra à segunda-feira. Nos restantes dias funciona das 12h30 às 15h30 e das 19h00 às 00h00 (preço médio €90).

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!