Boa Cama Boa Mesa

À mesa com… Vasco Coelho Santos: “Adoro umas Tripas à Moda no Porto, uns rojões no Minho ou um leitão na Mealhada”

Em contagem decrescente para a nova edição do guia anual, o Boa Cama Boa Mesa desafia chefs de restaurantes distinguidos em 2021 para uma conversa à mesa com ementa fixa. Vasco Coelho Santos, chef do restaurante Euskalduna Studio, no Porto, distinguido com Garfo de Ouro pelo guia Boa Cama Boa Mesa 2021, aponta para a necessidade de estarmos “preparados para o imprevisível”, e prevê que cada vez se dê “maior importância ao ambiente e condições de trabalho nas cozinhas”.
Diogo Rocha

Boa Cama Boa Mesa – Que expectativas tem para 2022? Prevê um ano de recuperação e estabilidade ou adivinha mais obstáculos?

Vasco Coelho Santos - Penso que todos nós começamos o ano de 2022 com expectativas de que fosse um ano de recuperação e estabilidade. No entanto, a guerra trouxe, obviamente, novas preocupações. Com a pandemia aprendemos a estar preparados para o imprevisível. Com esta guerra já estamos a lidar com novos entraves. O preço das matérias primas está a aumentar e há vários problemas de entregas de encomendas de fornecedores, devido ao aumento dos combustíveis. É tudo uma bola de neve e é algo que pode afetar novamente o turismo.


Quais são as principais tendências em 2022 para a cozinha de autor e/ou fine dining?
Acredito muito na consistência, mais do que nas próprias tendências. Mas acho que será um ano em que haverá ainda mais destaque para os produtores e produtos. Para além disso, e face a tudo o que temos vivido, acho que, felizmente, se dará cada vez maior importância ao ambiente e condições de trabalho nas cozinhas.



De que forma se consegue “casar” a cozinha de autor com o património gastronómico nacional?
Uma boa cozinha de autor trabalha com os melhores produtos. Nós temos um receituário maravilhoso em Portugal e, para casar a cozinha de autor com o património, é só usufruirmos desses bons produtos, inspiramo-nos no receituário e juntar tudo isso a boas técnicas de cozinha.

Diogo Rocha

Quais são os seus pratos/receitas preferidos e que justificam uma viagem?
Adoro umas Tripas à Moda no Porto, uns rojões no Minho ou um leitão na Mealhada. São três exemplos de pratos pelos quais acho que vale sempre a pena a viagem.

Quais são os restaurantes que gosta de frequentar e que recomenda sempre aos amigos?
Há vários restaurantes que gosto muito de frequentar e aconselho sempre: Adega São Nicolau, A Cozinha do Manel, Rogério do Redondo, Mugasa, Prado, Tico Tico, Taberna Ó Balcão, Manjar do Marquês.

Diogo Rocha

O guia Boa Cama Boa Mesa 2022 vai ser publicado a 8 de abril, mas pode fazer já a pré-reserva e beneficiar de 25% de desconto e de portes grátis (para os subscritores Expresso) através do email apoio.cliente.ip@impresa.pt ou do Tel. 214698801 (dias úteis das 9h00 às 19h00 e sábados das 9h00 às 17h00). O guia Boa Cama Boa Mesa 2022, com a seleção dos melhores alojamentos e restaurantes de Portugal, vai custar €18,90.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!