Tanto quanto a fama do lendário galo, Barcelos é também conhecida por ser “o coração do Minho com vista para a serra e para o mar, num quadro de rara beleza”. A paisagem é diversa e singular e convida a ser descoberta em cada recanto.
As margens do rio Cávado, com a vegetação ribeirinha e uma fauna diversa, proporcionam um ambiente de grande calma e rara beleza natural. O mesmo acontece com as lagoas e ribeiras, que enriquecem a paisagem com um encanto muito próprio. A Ribeira de Feitos, com a sua nascente no Monte de S. Gonçalo – a maior elevação do concelho de Barcelos –, conta com um desnível acentuado em formações rochosas. O bater da água, ao longo dos tempos, nestas formações, deu origem a cascatas e lagoas naturais que são autênticas obras de arte naturais.
As Lagoas de Enxate, na freguesia de Vila Cova, são o exemplo de um espaço verdadeiramente natural, rasgado numa fraga do sopé do monte de São Gonçalo e de São Mamede. O desnível acentuado acabou por formar diversas cascatas e lagoas, que encantam e surpreendem a cada passeio. Já as Lagoas de Caíde, em Areias de Vilar, representam um rico observatório da vida animal. Este é um local de grande valor no âmbito do turismo de natureza, especialmente no que diz respeito à observação de aves e ao pedestrianismo.
Digna de referência ainda a Lagoa de Perelhal, cuja riqueza natural, juntamente com os antigos aquedutos, moinhos e casas agrícolas que a rodeiam, tornam o espaço num local de enorme encanto. A lagoa está rodeada por uma mancha florestal constituída de sobreiros e carvalhos, que conduzem até ao rio Cávado.
Além das lagoas, Barcelos oferece também diversos montes, referidos como pontos de visita obrigatória para quem é apreciador de caminhadas na Natureza. O Monte da Franqueira, também conhecido como a colina sagrada, oferece um magnífico miradouro com vistas sobre o litoral, numa área que vai de Esposende até à Póvoa de Varzim.
Já sobre a margem esquerda do Cávado, encontra-se o Monte de Airó, com diversos locais panorâmicos sobre a cidade de Barcelos, o Monte do Facho, o mar e o vale do Cávado. Caminhe um pouco e conheça as vistas a partir do Miradouro dos Castelos e do Miradouro das Antenas. Na parte sul do monte, merece menção o Miradouro da Senhora da Boa Fé, na freguesia de Bastuço São João, por causa da vista que proporciona do Vale do Este. Aqui existe um parque de merendas que convida a momentos de lazer em família.
Situado entre as freguesias de Feitos e Fragoso, em pleno cume do Monte de São Gonçalo encontra-se o miradouro com o mesmo nome. A partir deste local é possível ter uma panorâmica abrangente sobre o Monte de Santa Luzia, Viana do Castelo, a orla costeira marítima, o Vale do Lima e o Monte de São Mamede. É, sem dúvida, um dos espaços com melhor paisagem da região minhota.
As belezas naturais convidam ao passeio e a caminhadas em trilhos devidamente preparados para caminhadas. São várias as rotas traçadas que conduzem por caminhos de pequenas e grandes maravilhas naturais. De grande beleza paisagística, rural e arqueológica, o percurso “Pelos trilhos do Monte do Facho”, é um traçado classificado como de pequena rota (PR), que tem 11 km, sempre ladeado por sobreiros e carvalhos.
Igualmente com grande variedade de pontos de interesse de natureza paisagística e natural, o percurso Trilho das Poças, de dificuldade baixa, tem uma forte componente ambiental e desenvolve-se numa das mais ricas áreas do concelho ao nível de fauna e flora autóctones, sendo possível identificar, ao longo do percurso, manchas florestais repletas de carvalhos, castanheiros e, principalmente, espécies ripícolas como o salgueiro, amieiro, e o freixo, que se encontram nas bordas dos cursos de água. Os cogumelos existem também em quantidade nos meses de inverno e atraem ao local os apanhadores e estudiosos deste fungo.
“Caminhos da Chã de Arefe” e o trilho do Monte D’Assaia são dos trajetos mais procurados, bem como o percurso “No trilho da Sra. da Consolação às Margens do Cávado”, que leva os caminhantes a explorar locais recônditos, atravessando ribeiros e azenhas perdidas, que remontam a um passado longínquo e fazem parte de um importante legado patrimonial. Os caminhos religiosos também assumem grande importância na região, especialmente o Caminho Português de Santiago e o Caminho de São Bento.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!