Blitz

Mais de 100 artistas assinam carta aberta em apoio aos Kneecap, em nome da liberdade de expressão

Artistas como Tom Morello, Pulp ou Brian Eno assinaram uma carta em apoio aos irlandeses Kneecap, que estão em risco de terem vários concertos seus cancelados devido às suas posições pró-Palestina

Getty Images

Tom Morello, Brian Eno, Pulp, IDLES ou The Pogues são apenas alguns dos mais de 100 artistas que assinaram já uma carta aberta em solidariedade para com os irlandeses Kneecap.

O grupo, recorde-se, está a ser investigado pela unidade de contra-terrorismo do Reino Unido devido a declarações passadas, em que exaltam o Hamas e o Hezbollah e apelam à morte de deputados do Partido Conservador britânico.

Em nome da liberdade de expressão, estes artistas decidiram reagir aos muitos pedidos de políticos, ligados à direita e à esquerda, para que os Kneecap fossem retirados da edição de 2025 do festival de Glastonbury, que ocorre em junho.

A presença de Morello nesta lista acaba por se destacar ainda mais, considerando que o guitarrista dos Rage Against the Machine e Audioslave será o diretor musical do último concerto de sempre dos Black Sabbath, a 4 de julho. Sharon Osbourne, esposa de Ozzy Osbourne, apelou à expulsão dos Kneecap dos Estados Unidos após estes terem exibido mensagens pró-Palestina durante o seu concerto no festival de Coachella.