Os The The, de Matt Johnson, anunciaram esta semana o lançamento do seu primeiro álbum em quase um quarto de século, intitulado “Ensoulment”.
O disco, sucessor de “NakedSelf” (2000), tem data de edição marcada para 6 de setembro. No total, “Ensoulment” contará com 12 canções, entre elas ‘Cognitive Dissident’, single descrito como um hino para a era do “pós-verdade”.
Sobre o disco, Johnson afirmou, em comunicado à imprensa, que “foi criado sob circunstâncias felizes”, com “boas vibrações entre a banda e as todas as pessoas que nele trabalharam". "Houve muitas ideias, muito trabalho, muito amor, muitas gargalhadas”, acrescentou.
“Ensoulment” estará disponível em formato digital, CD e vinil, sendo que as edições físicas incluirão um livro de 32 páginas com desenhos de Andrew Johnson, irmão de Matt, já falecido. O álbum precede uma nova digressão dos The The pelo mundo, que não tem datas marcadas em Portugal.
Os The The formaram-se em 1979 em Londres, contando com Matt Johnson como o seu único membro permanente. Ao longo dos anos 80 tiveram em ‘Uncertain Smile’, ‘This Is the Day’ e ‘The Beat(en) Generation’ algumas das suas canções mais conhecidas. ‘Soul Mining’ (1983), ‘Infected’ (1986) e ‘Mind Bomb’ (1989) são comummente considerados alguns dos melhores álbuns do pop/rock alternativo da Inglaterra dos anos 80.