Blitz

Nick Cave revela os artistas que já o desiludiram e como se reconciliou com eles

Questionado sobre se não teme desiludir os seus fãs, Nick Cave falou da sua experiência própria com artistas como Bob Dylan ou Patti Smith

Nick Cave
Getty Images

Nick Cave foi questionado por um fã, através do website “Red Hand Files”, sobre se não teme "desiludir os seus fãs queer e femininos”.

A pergunta veio na sequência de declarações recentes de Cave, nas quais se insurgiu contra a chamada “cultura woke”.

“Quando penso nos artistas que admiro verdadeiramente, aqueles que ficaram comigo ao longo dos anos, a dada altura todos eles me desiludiram”, disse.

“Bob Dylan, Neil Young, Nina Simone, Kanye West, Van Morrison, Morrissey, Brian Eno, Leonard Cohen, Patti Smith: são artistas que, para mim, formam uma confederação de excelência, mas que a dada altura me alienaram, confundiram ou desagradaram. Não viajaram, por muitas vezes, na direção que eu queria, seguindo, ao invés, os seus próprios percursos rumo às suas próprias verdades”.

“Por algumas vezes”, continuou, “senti-me desconfortável com coisas que fizeram, discordei de coisas que disseram, não gostei de um disco em particular que fizeram. Mas há ali algo neles que me mantém cativado, e para sempre atento ao que poderão fazer a seguir”.

Para Cave, tudo se resume à “autenticidade” de um artista: “Sei que, no cômputo geral, eles seguem o seu próprio caminho e não moldam as suas vidas, artísticas ou não, para agradar aos outros ou fazê-los sentirem-se melhor. São absolutamente autênticos, independentemente dos meus sentimentos ou os de outra pessoa".

“Se sinto que um artista cria, diz ou faz algo para ganhar a aprovação do público, ou ceder às exigências do mercado, perco o interesse”, rematou.