Blitz

“Aprende a ouvir, companheiro”: Luís Freitas Branco celebra os álbuns e os eventos que antecederam o 25 de Abril

Luís Freitas Branco, autor do livro “A Revolução Antes da Revolução” e da rubrica da BLITZ “As 50 Canções que Anunciaram o 25 de Abril”, apresenta uma série de sessões em que são ouvidos discos e assinalados eventos marcantes na música anterior à Revolução dos Cravos. Sérgio Godinho, Bonga ou José Cid serão alguns dos convidados

Luís Freitas Branco, autor do livro “A Revolução Antes da Revolução” e da rubrica da BLITZ “As 50 Canções que Anunciaram o 25 de abril”, está a organizar sessões gratuitas de escuta de discos em vinil de artistas como José Mário Branco, Sérgio Godinho ou Carlos Paredes, bem como conversas com músicos portugueses de várias gerações.

Intituladas “Aprende a ouvir, companheiro”, estas sessões semanais decorrerão em Lisboa, Oeiras e Setúbal, após uma primeira sessão no Coliseu do Porto, no passado dia 28 de março. A próxima terá lugar esta quinta-feira no Auditório da PLMJ, em Lisboa, e incidirá sobre o álbum “Os Sobreviventes”, de Sérgio Godinho, contando com a presença do próprio artista e ainda de Samuel Úria e Francisca Cortesão (Minta).

“A Revolução Antes da Revolução”, o primeiro livro do autor, debruça-se sobre a revolução cultural que antecipou o fim da ditadura. “O regime estava por um fio e o sopro inspirado da música popular portuguesa foi a banda sonora para transformações decisivas. 1971 foi o ano do golpe musical, com protagonismo de publicação de discos emblemáticos de José Mário Branco, Sérgio Godinho, Adriano Correia de Oliveira e Carlos Paredes, mas também de Duo Ouro Negro, Tonicha, Amália Rodrigues ou Marco Paulo; o ano do primeiro Cascais Jazz e do mítico Festival de Vilar de Mouros; o ano que deu à música portuguesa e ao movimento dos capitães a canção-senha ‘Grândola, Vila Morena’”, pode ler-se na apresentação da obra, uma edição da Zigurate.

Programa completo das sessões “Aprende a ouvir, companheiro”:

4 de abril
Escuta de "Sobreviventes", de Sérgio Godinho
Com Sérgio Godinho, Samuel Úria e Francisca Cortesão
19h, Auditório da PLMJ, Lisboa

11 de abril
Escuta de "Movimento Perpétuo", de Carlos Paredes
Com Luísa Amaro, David Ferreira e Tó Trips
19h, Auditório da PLMJ, Lisboa

18 de abril
Escuta de "Angola 72", de Bonga e "Blackground", do Duo Ouro Negro
Com Bonga
19h, Liceu Luís de Freitas Branco, Oeiras

2 de maio
Jazz de Cascais: Miles Davis e a descoberta de um jazz português
Com Rão Kyao, João Braga e Maria João
19h, Auditório da PLMJ, Lisboa

8 de maio
Festival Vilar de Mouros: a revolução de agosto com abril à espreita
Com Jorge Palma, José Cid e Tomás Wallenstein
19h, Liceu Camões, Lisboa

16 de maio
Escuta de "Cantigas do Maio", de José Afonso
Com Francisco Fanhais, Ana Bacalhau e Cristina Branco
19h, Casa da Cultura, Setúbal

23 de maio
O Festival da Canção Revolucionária
Com Nuno Galopim, João Carlos Callixto e Sofia Vieira Lopes
19h, Liceu Camões, Lisboa