A KAN, emissora pública de Israel, deu entrada com um pedido para que a letra de ‘October Rain’, canção que o país levará à Eurovisão, seja alterada.
O tema, que será interpretado por Eden Golan, inclui referência ao ataque do Hamas do passado dia 7 de outubro. Canções com mensagens políticas são expressamente proibidas pelos regulamentos do concurso.
Inicialmente, a KAN afirmou que, caso fosse obrigada a alterar a letra, iria retirar-se da edição deste ano da Eurovisão. Porém, a sua posição parece ter-se alterado após o presidente de Israel, Isaac Herzog, ter afirmado que seria “importante” para o país estar na Eurovisão.
“Há quem nos odeie e queira que saiamos de todos os palcos. Ser esperto não significa apenas ter razão”, disse, pedindo para que se fizessem os ajustes necessários a ‘October Rain’.
A inclusão de Israel na edição deste ano da Eurovisão está a causar forte polémica, sendo já várias as petições para que o país seja excluído na sequência dos bombardeamentos à Faixa de Gaza. A guerra já provocou a morte a mais de 30 mil palestinianos, um terço dos quais eram crianças.