Blitz

Morrissey lamenta estar a ser “apagado” da história dos Smiths

“A imprensa está a tentar fazer com que eu deixe de ser a essência dos Smiths”, diz Morrissey. ”É como dizerem que o Mick Jagger nada teve a ver com os Rolling Stones"

Getty Images

Morrissey lamentou estar a ser “apagado” da história dos Smiths.

Numa carta aberta publicada no seu site, e intitulada “Cancel Culture Begins at Home” (um trocadilho com ‘Barbarism Begins at Home’, uma das canções da banda de Manchester), o músico afirmou que a imprensa “está a tentar fazer com que eu deixe de ser a essência dos Smiths”.

“Não conseguirão, porque inventei o nome do grupo, os títulos das canções, os títulos dos álbuns, as capas, as melodias vocais, e todos os sentimentos líricos vieram da minha alma”, continuou. “É um pouco como dizerem que o Mick Jagger nada teve a ver com os Rolling Stones”.

Segundo Morrissey, há um processo em curso para alterar a história da origem dos Smiths, que alguma imprensa terá feito remontar a um encontro entre o guitarrista Johnny Marr e o baixista Andy Rourke com Geoff Travis, dono da editora Rough Trade. “Ele já nem se lembra de quem estava com o Johnny, apesar de me ter olhado nos olhos e dito que queria lançar a ‘Hand In Glove’ [primeiro single dos The Smiths] imediatamente”, desabafa.