Foram uns dos protagonistas de 2023 em Portugal, com os quatro concertos esgotados que deram no Estádio Cidade de Coimbra, mas em 2000 os Coldplay eram pouco mais do que uma banda desconhecida, que assinava a sua estreia ao vivo no nosso país com um concerto tímido em Paredes de Coura.
No dia 13 de agosto de 2000, o mesmo em que atuaram Mr. Bungle, The Flaming Lips e Mão Morta, a banda de Chris Martin, que editara o álbum de estreia, "Parachutes", um mês antes, apresentou-se com um espetáculo composto por oito canções, entre as quais os primeiros êxitos 'Yellow' e 'Trouble'.
"Não sabemos se alguém já ouviu falar de nós aqui", questionou o vocalista Chris Martin antes de apresentar ‘Yellow’. "este é o nosso single de sucesso em Inglaterra, não sei se algum de vocês conhece.”
Numa época em que os telemóveis ainda não eram uma extensão da memória humana, não abundam registos desse espetáculo. Mas, na reta final de 2023, surgiu uma foto nunca revelada dos quatro ‘miúdos’ dos Coldplay nos bastidores do festival.
Segundo João Carvalho, diretor do Vodafone Paredes de Coura, a foto foi tirada “onde hoje é o backstage, quando [nesse local] juntávamos artistas com imprensa e produção”.
Veja aqui a foto dos muito jovens Coldplay (Chris Martin tinha então 23 anos), gentilmente cedida à BLITZ pela organização do festival minhoto.