Publicado originalmente a 18 de agosto de 2022
Foi no palco do festival Paredes de Coura que há 23 anos uns então desconhecidos Coldplay se estrearam em solo nacional, acompanhados no cartaz por nomes como Bad Religion, The The, Yo La Tengo, Walkabouts, Clã ou Jorge Palma.
No dia 13 de agosto de 2000, mesmo em que atuaram Mr. Bungle, The Flaming Lips e Mão Morta, o grupo britânico, que editara o álbum de estreia, "Parachutes", um mês antes, apresentou-se com um espetáculo composto por oito canções, entre as quais os primeiros êxitos 'Yellow' e 'Trouble'.
"Não sabemos se alguém já ouviu falar de nós aqui", questionou o vocalista Chris Martin antes de apresentar 'Yellow', "este é o nosso single de sucesso em Inglaterra, não sei se algum de vocês conhece". Ouça abaixo o áudio do concerto - alinhamento composto por 'Spies', 'Bigger Stronger', 'Don't Panic', 'High Speed', 'Yellow', 'Trouble', 'Shiver' e 'Everything's Not Lost'.
Da indiferença em Coura à euforia em Coimbra, a banda de Chris Martin teve de batalhar para desbloquear a inicial desconfiança do público português. Onze anos após à última apresentação em Portugal, os Coldplay estão no topo do mundo e venderam 220 mil bilhetes para quatro concertos numa cidade que durante quatro dias receberá o triplo da sua população: o primeiro é já esta quarta-feira.
Decorre até 31 de maio no Alma Shopping, em Coimbra, a única exposição de fotografia dedicada às várias passagens dos Coldplay por Portugal, da estreia em 2000 no festival de Paredes de Coura aos grandes palcos do festival Alive, em Algés, ou Estádio do Dragão, no Porto, passando pela presença da banda nos MTV Europe Music Awards, que em 2005 se realizaram em Lisboa.