Blitz

Joan Baez, Pete Doherty e Cyndi Lauper em destaque no festival de cinema Doc Lisboa

Vários documentários mostram o lado musical e mais pessoal de artistas de diferentes gerações. Para ver nos próximos dias, em Lisboa

Filmes sobre a cantora-compositora e ativista Joan Baez, o músico inglês Pete Doherty, vocalista dos Libertines, que por estes dias anunciaram o seu regresso aos álbuns, e a veterana Cyndi Lauper são alguns dos destaques da programação musical do festival de cinema documental Doc Lisboa, que decorre em várias salas da capital até ao final deste mês.

Realizado por Karen O'Connor, “Joan Baez I Am a Noise” é descrito como “um retrato íntimo” da artista norte-americana, através de um mergulho no seu arquivo, incluindo filmes caseiros, diários, obras e gravações descobertas recentemente. Pode ser visto a 26 de outubro, na Culturgest, às 18h45.


Com realização de Katie deVidas, mulher do músico e sua companheira de banda nos Puta Madres, “Peter Doherty: Stranger In My Own Skin” é um documentário sobre a intimidade de um dos rostos dos Libertines, abordando a sua toxicodependência no auge da popularidade do grupo. “Ao longo de 10 anos, [Pete Doherty] foi filmado pela mulher e sentimos a sua luta comovente para superar os seus demónios”, pode ler-se em comunicado. Estará em exibição a 25 de outubro na Culturgest, às 22h30, e a 28 do mesmo mês no Cinema São Jorge, pelas 21h15.

Também em destaque na programação do Doc Lisboa está “Let The Canary Sing”, filme de Alison Ellwood sobre a cantora Cyndi Lauper, que destaca o seu legado e ativismo, nomeadamente no que toca aos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQ. O documentário inclui entrevistas com Boy George, Billy Porter e Patti LaBelle e pode ser visto a 26 de outubro na Culturgest, às 21h45, e a 27 no Cinema São Jorge, às 21h30.

Pode saber mais sobre a programação do Doc Lisboa 2023 aqui.