A cerimónia dos MTV Europe Music Awards, que deveria realizar-se em Paris a 5 de novembro, foi cancelada devido à guerra Israel-Hamas. A informação foi avançada, esta tarde, num comunicado de imprensa da organização do evento, que cita o conflito no Médio Oriente como fator decisivo do cancelamento. Os prémios, contudo, serão atribuídos na mesma.
“Dada a imprevisibilidade dos eventos mundiais, decidimos não avançar com os MTV EMAs de 2023”, lê-se no comunicado, “é uma medida de precaução pelos milhares de trabalhadores, artistas, fãs e parceiros que viajam de todos os cantos do mundo para dar vida ao espetáculo”. A cerimónia não será remarcada: “estamos ansiosos por voltar a organizar os MTV EMAs em novembro de 2024”.
Recorde-se que França, e Paris em particular, está em estado de alerta desde que começou a guerra Israel-Hamas, com aeroportos e outros edifícios a serem encerrados devido a ameaças de bomba. “Os MTV EMAs são uma celebração anual da música global. Com aquilo que vemos em Israel e Gaza, este momento não nos parece de celebração global”, lê-se ainda no comunicado, “com milhares de vidas perdidas, é um momento de luto”.
A organização dos prémios tinha revelado esta semana o alinhamento de atuações: Thirty Seconds to Mars, David Guetta, Rema, PinkPantheress e Jung Kook, dos BTS, eram alguns dos artistas que iam marcar presença em palco. Entre as apresentadoras, estavam a atriz Lily Collins e Loreen, vencedora da edição deste ano da Eurovisão.
Taylor Swift, Bad Bunny, Olivia Rodrigo e SZA estão entre os artistas mais nomeados e na categoria de Melhor Artista Português a disputa será entre Bárbara Tinoco, Bispo, Carolina Deslandes, Marisa Liz e Piruka.