Blitz

Shakira deve mais de 6 milhões de euros em impostos ao Estado espanhol

A cantora colombiana voltou a ser investigada por fraude fiscal

Shakira
Getty Images

Shakira está a ser novamente investigada pelas autoridades espanholas pelo crime de fraude fiscal. Segundo o Ministério Público daquele país, a cantora colombiana deve 6,6 milhões de euros em impostos sobre o seu rendimento e património.

Estes valores referem-se aos rendimentos que Shakira obteve com a digressão "El Dorado", com Shakira a não declarar ao Estado cerca de 12 milhões de euros. Nessa altura, a cantora ainda residia em Espanha com o seu agora ex-marido, Gerard Piqué, e os seus dois filhos.

O Ministério Público espanhol alega que Shakira terá colocado esses rendimentos em empresas sediadas em paraísos fiscais. O valor que Shakira deve em impostos cifra-se nos 5,4 milhões de euros, aos quais se somam os juros entretanto vencidos e os impostos sobre o património da cantora.

É a segunda investigação levada a cabo pelas autoridades do país vizinho contra Shakira, que irá a tribunal em novembro para se defender de uma outra acusação de fraude. A cantora, que pode ser condenada a uma pena de prisão de até oito anos, não terá pago mais de 14,5 milhões de euros em impostos sobre os rendimentos obtidos entre 2012 e 2014.

Através dos seus advogados, Shakira alegou não ter tido ainda conhecimento desta segunda acusação. A cantora negou sempre os crimes de que é acusada, preferindo defender-se em tribunal ao invés de tentar chegar a acordo com o Estado espanhol.