Salvador Sobral, que este mês se estreou ao vivo no Brasil, mostrou-se exultante com a recetividade e o carinho do público brasileiro, partilhando ainda um vídeo no qual canta com um dos seus heróis, Caetano Veloso.
“No dia em que cheguei ao Brasil, o [músico uruguaio] Jorge Drexler mandou-me uma mensagem a dizer que este país seria a etapa mais importante da minha carreira”, começa Salvador Sobral por escrever. “Desvalorizei para não agregar pressão à que já sentia. Não só por ser o país dos meus super-heróis (sendo que alguns estariam na plateia), mas também pelo facto de ter esperado tanto tempo para que acontecesse este momento, o que me levou à idealização, romantização e expectativa desmesurada destes primeiros concertos (perigoso).”
“Mas nem nos meus sonhos mais ambiciosos eu poderia antecipar o que aconteceu nesta última semana. O público que lotou os concertos recebeu-me com uma histeria quase tão intensa quanto a que sentia eu ao cantar para eles. Nunca fui o artista das canções pedidas, mas, aos gritos, ouvia-se: ‘Nem eu!!!’, ‘Só um beijoooooouuu!!!’, ‘Anda estragar-me os planos!!!’ - qual Bon Jovi do Bairro da Ajuda”, brinca, acrescentando que “este ambiente que se vivia nos palcos estendia-se para fora deles, no pré e no pós.”
Quanto ao encontro com Caetano Veloso, escreve: “Cantar para a minha mais eterna inspiração e, depois, cantar COM a minha mais eterna inspiração no sofá de casa com vista para o mar. (…). Não sei se o Jorge tinha razão, não sei se foi o passo mais importante da minha carreira, mas se ela acabasse hoje por alguma tragédia apocalíptica - tipo invasores extraterrestres que querem acabar com todos os cantores do mundo -, eu seria um exterminado feliz, pleno e satisfeito”, remata.
Antes, Salvador Sobral partilhara já um pequeno vídeo do final do seu concerto em São Paulo, no Brasil, no passado domingo, congratulando-se com o sucesso do mesmo.
“Juntos, criámos um espaço aconchegante completamente alheio à fúria desta metrópole. Estou tão agradecido por terem esgotado esse teatro (e tão rápido!) Obrigado aos amigos que eu tanto admiro e que têm uma importância tão grande na minha forma de sentir e viver a música. Espero mesmo voltar em breve. Muito em breve.”
Nestes seus primeiros concertos no Brasil, Salvador Sobral contou com o apoio de Caetano Veloso, que apelou aos seus fãs que fossem ver o português ao vivo, considerando-o “um dos maiores cantores que existem”.
Salvador Sobral participou também na final do Festival da Canção, interpretando um medley de canções de “Abbey Road”, o álbum dos Beatles, banda emblemática de Liverpool, cidade que receberá a final da Eurovisão em maio.